Foto: Agência Brasil

Os ministros da Previdência Social, Carlos Lupi, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmaram a realização de concurso público para médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas ainda sem data definida. O anúncio foi feito logo que foi detonada a mobilização para a greve de 24 horas da categoria na última quarta-feira (17), que tem entre suas principais reivindicações reajuste salarial e a abertura de concurso público.

O ministro Carlos Lupi publicou em suas redes sociais um vídeo ao lado da ministra da Gestão afirmando que “ao longo do mandato do presidente vai ter concurso”.

“De fato, há carência em várias áreas no Brasil, que está dificultando o atendimento à nossa população. A gente reconheceu que é uma área que precisa ter concurso. Então a gente vai conseguir garantir que ao longo do mandato do presidente vai ter concurso, vamos chamar os médicos, para fortalecer essa área e conseguir atender melhor a população brasileira”, disse a ministra.

Segundo Carlos Lupi, o concurso para peritos do INSS será feito, principalmente, para atender as regiões mais afetadas.

A reivindicação das entidades que representam os peritos é o preenchimento de pelo menos 1.500 vagas, mas, de acordo com o anúncio dos ministros, a previsão é de que o concurso ofereça entre 650 e 660 vagas para o cargo de perito médico.

O INSS não realiza concurso para peritos há 13 anos. Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), a demanda de profissionais no órgão para atender as necessidades da população chega a pelo menos 3.000 novos peritos.

Fonte: Página 8