Xi Jinping cita Mao Tsé Tung: "Colocar o governo sob supervisão do povo" | Foto: Ju Peng/Xinhua

“Devemos estar totalmente cientes dos novos desenvolvimentos na luta contra a corrupção e das condições e das terras de crescimento de corrupção”, disse o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, ao conclamar, nesta segunda-feira, 8, por esforços para a promoção do avanço da autorreforma do Partido até a vitória “na batalha dura e prolongada contra a corrupção”.

Xi Jinping, que também é o presidente chinês e preside a Comissão Militar Central, fez as declarações ao discursar na terceira sessão plenária da 20ª Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh. Em sua avaliação, após persistentes esforços anticorrupção nos últimos 10 anos desta nova era, uma vitória esmagadora foi alcançada na luta contra a corrupção, com ganhos totalmente consolidados.

“Mas a situação continua grave e complexa”, alertou.

Os membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi e Ding Xuexiang participaram da reunião.

Li Xi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e secretário da CCID, presidiu o encontro, no qual Xi Jinping observou que 2023 marcou o primeiro ano em que os princípios orientadores do 20º Congresso Nacional do PCCh foram implementados em todas as frentes.

O Comitê Central do PCCh promoveu inabalavelmente a autorreforma do Partido e aprofundou seus esforços para promover a autogovernança plena e rigorosa do Partido, o que garantiu que a nova jornada tivesse um bom início, disse o presidente chinês.

Para Xi, o maior partido governamental marxista do mundo, o PCCh enfrenta a questão estratégica de como escapar do ciclo histórico de ascensão e queda e como o Partido pode permanecer firme em seu compromisso de nunca mudar sua natureza, sua convicção ou seu caráter, disse ele.

“COLOCAR GOVERNO SOB SUPERVISÃO DO POVO É TAREFA DO PCCh”

Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012, em seu grande esforço de promover a autogovernança plena e rigorosa do Partido, o PCCh, com base na primeira resposta do camarada Mao Zedong de “colocar o governo sob a supervisão do povo”, encontrou uma segunda resposta para a questão — promover a autorreforma do Partido, destacou Xi.

Nos últimos 10 anos, por meio da prática e da exploração teórica do exercício da autogovernança plena e rigorosa do Partido, foi alcançada uma série de resultados teóricos importantes, disse Xi, acrescentando que esses resultados respondem teoricamente às principais questões, incluindo questões como por que o PCCh deve realizar a autorreforma, porque ele é capaz de se autorreformar e como pode promover a autorreforma.

Xi Jinping destacou nove questões importantes para o avanço da autorreforma do Partido:

— a garantia fundamental é manter a liderança centralizada e unificada do Comitê Central do PCCh;

— o objetivo fundamental é orientar a grande revolução social;

— a orientação fundamental é o Pensamento sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era;

— o objetivo estratégico é romper o ciclo histórico de ascensão e queda;

— a direção principal é resolver os desafios especiais que um grande partido como o PCCh enfrenta;

— o método eficaz é aprimorar os sistemas para exercer uma autogovernança plena e rigorosa

— o foco é forjar organizações fortes do Partido e cultivar membros do Partido altamente comprometidos;

— a principal tarefa é melhorar a conduta do Partido, reforçar a disciplina do Partido e combater a corrupção;

— o forte impulso vem da integração da autorregulação e da supervisão do povo.

Xi enfatizou que, para promover a campanha anticorrupção na nova era, devem-se fazer esforços contínuos para eliminar as condições e terras de crescimento de corrupção. O presidente chamou à promoção de ações coordenadas para garantir que os funcionários não tenham a audácia, a oportunidade nem o desejo de se tornarem corruptos, bem como esforços persistentes para expandir a escala e a extensão das campanhas anticorrupção e medidas regulares e de longo prazo para prevenir e coibir a corrupção.

NEM PARAR, NEM ABRANDAR A LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO

Xi destacou a importância de se aprimorar a liderança centralizada e unificada do Partido nesta luta e também destacou a importância de se manter uma postura dura contra a corrupção e disse que, na situação grave e complicada que continua a existir, não há possibilidade de parar, abrandar ou comprometer a campanha anticorrupção.

O combate à corrupção na forma de conluio entre funcionários e empresários deve ser a prioridade, ressaltou Xi, pedindo esforços para reprimir resolutamente o abuso de poder com fins lucrativos e evitar que vários grupos de interesse e de poder se infiltrem na arena política.

Xi pediu maiores esforços para retificar a corrupção nos setores financeiro e de empresas estatais, energia, medicina e projetos de infraestrutura, bem como esforços para punir a corrupção que ocorre no nível de base.

“É necessário aprofundar a reforma para conter a propagação da corrupção”, acrescentou. Para ele isso só pode se dar através de um mecanismo integrado de alerta precoce e punição e ao tratamento reforçado de formas novas e disfarçadas de corrupção.

Ressaltando a necessidade de se melhorar o sistema jurídico que combate a corrupção, Xi disse que a legislação nacional anticorrupção deve ser promovida continuamente e a Lei de Supervisão deve ser alterada de acordo com os tempos. Ele também apelou a uma campanha educativa sobre as disciplinas dentro do Partido.

Xi pediu esforços redobrados para combater e punir atos de oferecer subornos e esforços para recuperar e abordar os interesses ilícitos obtidos por aqueles que oferecem subornos e exigiu esforços constantes e rigorosos para purificar o ecossistema político, impedir que as regras de negócios comerciais entrem no Partido e corrigir persistentemente a má conduta na seleção e nomeação de funcionários.

Devem ser feitos esforços para promover uma cultura de integridade na Nova Era, levar adiante as tradições orgulhosas e a conduta venerável do Partido e inflamar os elevados ideais e buscas dos membros do Partido, observou Xi.

Sublinhando a importância de promover laços, valores e tradições familiares fortalecidas, Xi pediu esforços para garantir que os funcionários dirigentes estabeleçam bons valores de disciplina entre suas famílias e parentes.

Observando que as agências de inspeção e supervisão disciplinar são forças importantes que impulsionam a autorreforma do Partido, Xi disse que estas agências devem ser absolutamente leais, confiáveis e puras.

Xi ordenou esforços para construir um contingente fortalecido de quadros de inspeção e supervisão disciplinar, bem como esforços para transformá-los em um “exército de ferro” em que o Partido possa confiar e que possa atender às expectativas do povo.

Ao presidir a sessão plenária, Li Xi disse que o discurso de Xi traçou planos estratégicos para o avanço da luta contra a corrupção, apelando ao estudo e à implementação aprofundados do espírito do discurso, bem como das ideias importantes de Xi sobre a autorreforma do Partido.

Li pediu esforços para promover a autogovernança plena e rigorosa e a autorreforma do Partido, a fim de fornecer uma forte garantia para a construção de um país forte e a realização da revitalização nacional em todas as frentes através de um caminho chinês à modernização.

Fonte: Papiro