Com pronunciamento de Putin, Rússia assume a presidência do BRICS | Foto: Reprodução

A Rússia contribuirá para a implementação prática da Estratégia de Parceria Econômica do BRICS 2025 e do Plano de Ação para Cooperação Inovadora 2021-2024, para garantir a segurança energética e alimentar, aprimorar o papel do BRICS no sistema monetário e financeiro internacional, desenvolver a cooperação interbancária e expandir o uso de moedas nacionais no comércio bilateral, afirmou o presidente russo Vladimir Putin em seu discurso ao assumir a presidência deste mecanismo internacional de cooperação econômica e desenvolvimento, nesta segunda-feira (1º).

“De um modo geral, a Rússia desenvolverá um trabalho frutífero com todos os países, continuará seus esforços para promover toda a gama de cooperação de parceria no BRICS” assinalou, detalhando a participação conjunta em ciência, alta tecnologia, saúde, ecologia, bem como nas áreas da cultura, esportes, intercâmbio de jovens e da sociedade civil.

Ele ressaltou que está em destaque “a igualdade soberana, o respeito pela escolha de seu próprio caminho de desenvolvimento, a consideração mútua de interesses, a abertura, o consenso, a aspiração de formar uma ordem mundial multipolar e um modelo justo de sistema financeiro e comercial global, e a busca de soluções coletivas para os problemas mais agudos de nosso tempo”.

Putin lembrou que a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos, a Etiópia e o Irã se juntaram ao Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como novos membros plenos do bloco.

“Levaremos em conta a disposição de muitos outros países (e há cerca de três dúzias deles), de se unirem ao BRICS de uma forma ou de outra, à sua agenda multifacetada. Para isso, trabalharemos ativamente nas modalidades de uma nova categoria de Estados-parceiros do BRICS”, continuou o presidente da Rússia.

“Essa é uma forte indicação da crescente credibilidade da associação e de seu papel nos assuntos mundiais. O BRICS está atraindo cada vez mais apoiadores e Estados que pensam da mesma forma: Estados que compartilham as atitudes de princípio subjacentes às suas atividades”, apontou.

“Naturalmente, daremos ênfase especial ao aprimoramento da coordenação da política externa entre os Estados-membros, buscando em conjunto respostas eficazes aos desafios e ameaças à segurança e estabilidade internacional e regional”, disse.

Focando nas próximas atividades, Putin informou que “no total, na estrutura da presidência, está planejada a realização de mais de 200 eventos de vários níveis e orientações em muitas cidades da Rússia. Convidamos os representantes de todos os países que desejam cooperar com nossa organização a participar deles. E, é claro, a culminação da nossa presidência será a cúpula da associação, que será realizada na capital da República russa do Tartaristão, Kazan, em outubro”.

Hoje, o BRICS representa 42% da população do planeta, 30% do território mundial, 23% do PIB global e 18% do comércio internacional.

Fonte: Papiro