Foto: Divulgação/CNI

O faturamento da indústria registra uma queda de 1% no acumulado do ano até outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a pesquisa “Indicadores Industriais” da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira (8).

“Os efeitos da falta de política industrial e dos juros altos sobre a indústria seguem visíveis”, criticou a CNI, em nota. “A atividade industrial está menor em outubro do que estava em setembro. As horas trabalhadas na produção industrial, por exemplo, recuaram 0,4% no período, considerando os índices livres de efeitos sazonais. É o quarto mês consecutivo em que o indicador não cresce”, destaca.

Na passagem de setembro para outubro, o faturamento real da indústria ficou paralisado (0%). Ante a outubro, o faturamento real recuou em -0,8%. “Desde o final de 2022, o indicador intercala avanços e recuos, sendo os últimos mais intensos que os primeiros, delineando uma leve trajetória de queda”, observa a entidade.

Já as horas trabalhadas na produção industrial recuaram 0,4% em outubro de 2023, na comparação com setembro. Com o resultado, o indicador de horas trabalhadas obteve o seu quarto mês consecutivo sem crescimento.

Na comparação com outubro deste ano com outubro do ano passado, o recuo é de 0,5% nas horas trabalhadas no setor e, no acumulado do ano até outubro, a queda é de -0,4% frente ao mesmo período de 2022.

Por outro lado, o indicador de emprego industrial obteve um crescimento de 0,1% na passagem de setembro para outubro de 2023. Frente ao ano anterior, o emprego industrial está -0,5% em baixa. No acumulado do ano, o índice demonstra um avanço de apenas 0,3%.

“O indicador [do emprego] também intercala avanços e recuos ao longo do ano, sendo os avanços mais brandos que os recuos, demonstrando perda de dinamismo do mercado de trabalho”, constata a CNI.

No décimo mês de 2023 ainda, o rendimento médio real dos trabalhadores da indústria recuou 0,4% em relação ao mês imediatamente anterior e a massa salarial recuou -0,3% na mesma análise.

O indicador que mede a utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria atingiu 78,8% em outubro, o que corresponde a um avanço de 0,2 ponto percentual (p.p.) frente a setembro deste ano (78,6%). Desde junho, a UCI vem variando em torno de 78,5% e 78,8%. Em relação a outubro de 2022, a UCI mostra uma queda de 1,0 p.p.

Fonte: Página 8