Manifestação em Paris repudia morticínio de Netanyahu em Gaza | Foto: Claudia Grego/ Reuters

Uma multidão ocupou as ruas de Paris com o slogan estampado na faixa de abertura da marcha: “Parem o massacre em Gaza! A França deve exigir um cessar-fogo imediato”. A manifestação partiu da Praça da República por volta das 15h30 locais. Ahlem Triki, engenheiro de Yvelines presente ao Ato e envolto em uma bandeira da Palestina, disse a AFP: “Vim para apoiar a causa palestina e o cessar-fogo em Gaza”.

Imen Ghattassi, também expressou sua solidariedade: “Sou a favor do cessar-fogo, da paz no mundo e entre árabes e judeus”.

Os deputados do LFI (esquerda) Mathilde Panot e Eric Coquerel estavam presentes no protesto. “Essa manifestação, em um feriado público, permite dizer não ao que está acontecendo em Gaza. Isso não é possível e até mesmo o presidente da República (Emmanuel Macron) está começando a recuar um pouco ao pedir um cessar-fogo”, disse o parlamentar do LFI, Christophe Bex.

O presidente francês Emmanuel Macron, que não esteve presente na marcha, “exortou Israel a parar” de bombardear civis em Gaza, em uma entrevista à BBC transmitida na sexta-feira (10). “Compartilhamos a dor [de Israel]”, mas “de fato, hoje, os civis estão sendo bombardeados [em Gaza]. Esses bebês, essas mulheres, essas pessoas idosas estão sendo bombardeadas e mortas”.

Em Toulouse (sudoeste da França), várias centenas de pessoas – mais de 2.500 de acordo com o sindicato CGT, também se manifestaram pacificamente no sábado “pela paz” e um “cessar-fogo imediato em Gaza”.

Fonte: Papiro