Judeus de Nova Iorque cercam a Estátua da Liberdade para exigir cessar-fogo imediato | Foto: Reprodução

Centenas de ativistas judeus e seus apoiadores exigiram um cessar-fogo imediato em Gaza, em manifestação diante da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, na tarde de segunda-feira (6).

De acordo com o grupo Voz Judaica pela Paz (JVP), que organizou o protesto, cerca de 500 manifestantes participaram, vestidos de luto. Eles se reuniram no pedestal da Estátua da Liberdade pouco antes das 13h, com enormes faixas que diziam “‘Nunca mais’ tem que ser para todos” e “O mundo inteiro está assistindo”.

“Viemos à Estátua da Liberdade hoje porque nos inspiramos nas palavras de nossa ancestral judaica, Emma Lazarus, que estão gravadas no monumento”, disse Jay Saper, dirigente do JVP.

“Essas palavras nos obrigam a tomar medidas para apoiar os palestinos de Gaza que anseiam por serem livres. E continuaremos a agir até que cheguemos a um cessar-fogo e até que os palestinos sejam livres.”

“10 mil mortos. Precisamos de um #Cessar-fogoAGORA”, conclamou nas redes sociais o grupo judaico IfNotNow. “Nosso luto está sendo usado para justificar a violência genocida contra o povo de Gaza. Tem que parar”.

“Enquanto o povo de Gaza estiver gritando, precisamos bradar mais alto, não importa quem tente nos silenciar”, disse a artista Nan Goldin, que participou da manifestação.

“Este é um dos maiores símbolos da cidade de Nova York e nossos supostos compromissos com os valores universais de liberdade e descanso”, disse Zohran Mamdani, membro da Assembleia de Nova York, que participou do protesto. E, no entanto, – ele denunciou – “o que temos visto é nosso país permitindo que um genocídio aconteça.”

Anteriormente, os dois grupos já haviam expressado sua repulsa à carnificina em Gaza e exigido o cessar-fogo, nos protestos na estação de trem Grand Central em Manhattan, no ato no Capitólio e na marcha de domingo a Washington, diante da Casa Branca.

No início deste mês, uma integrante do JVP interrompeu um evento de campanha de Biden em Minneapolis, instando-o a pressionar o governo israelense a encerrar a campanha genocida que matou pelo menos 10.000 palestinos em Gaza até agora. “Senhor presidente, se você se preocupa com o povo judeu, então, como rabina, preciso que você peça um cessar-fogo agora em Gaza”, disse a rabina Jessica Rosenberg.

Fonte: Papiro