"Basta do genocídio financiado pelos EUA", diz cartaz em meio à multidão em Washington | Foto: Olivier Douliery/AFP

Multidões tomaram as ruas das principais cidades de todo o mundo neste sábado (4) no Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino para exigir um basta ao morticínio praticado pelas forças de ocupação israelenses contra a população civil na Faixa de Gaza.

Entoando palavras de ordem como “Viva a luta do povo palestino”, e empunhando faixas e cartazes contra a segregação israelense, milhões de pessoas tomaram as ruas para exigir um imediato ao cessar-fogo. Até a data, o despejo de 18 mil toneladas de bomba (com a capacidade explosiva de duas vezes a da bomba lançada sobre Hiroshima), conforme a Al Jazeera, além de armas incendiárias de fósforo branco, segundo a Human Rights, condenadas pelas leis do direito internacional, já haviam causado a morte de 9.500 palestinos – mais de 3.600 crianças – e ferido mais de 27 mil, inúmeros deles com membros amputados. Sem falar nas pessoas que haviam realizado cirurgia sem anestesia.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) descreveu os bombardeios israelenses como uma “horrível carnificina” e sublinhou que “meninos e meninas estariam entre as vítimas preferenciais”.

100 MIL EM WASHINGTON

“O coração de Washington foi inundado durante horas por uma multidão que se estendia até onde a vista alcançava”, descreveu a própria imprensa estadunidense, esclarecendo que a “Marcha Nacional por uma Palestina Livre” reuniu mais de 100 mil pessoas, somando grupos pró-palestinos, organizações judaicas, com destaca participação de negros e hispanos.

“Agora é a hora de apoiar o povo sitiado da Palestina! Gaza está sendo bombardeada a cada hora. Ao seu povo é negada comida, água e eletricidade por Israel. É provável que mais dezenas de milhares de pessoas morram”, condenou a coalizão ‘Agir Agora para Acabar com a Guerra e com o Racismo’ (ANSWER), uma das entidades promotoras do ato.

De acordo com o New York Times, “os protestos se expandiram como uma onda de oposição” que atingiu não só Nova Iorque, Seattle e São Francisco, mas também em cidades menores como Orono, no Estado do Maine, além de grandes manifestações na Ásia e nas capitais europeias.

MULTIDÃO EM LONDRES

“Em Londres, as imagens mostraram grandes multidões participando em protestos, bloqueando partes do centro da cidade antes de marcharem em direção a Trafalgar Square.

Os manifestantes seguravam faixas com os dizeres ‘Liberdade para a Palestina’ e entoavam slogans como ‘cessar-fogo agora’ e ’Somos todos palestinos’”, descreveu o France 24. Apesar da pressão governamental e das ameaças da polícia contrária ao protesto, os ingleses não se intimidaram e, da mesma forma que nas demais capitais europeias e várias cidades, elevaram a voz contra a subserviência ao governo dos Estados Unidos, que apoia o massacre.

Fonte: Papiro