A ministra Ione Belarra pediu à UE que pare de colaborar com Netanyahu por seus crimes em Gaza | Foto: Divulgação

A ministra espanhola de Direitos Sociais, Ione Belarra, exortou a União Europeia a reavaliar sua colaboração com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a quem ela classificou como um criminoso de guerra. “Peço à União Europeia que pare de colaborar com um criminoso de guerra como Netanyahu e aja de forma independente, alterando sua retórica e suas ações”, ressaltou.

“Hoje levantamos nossa voz para denunciar o genocídio planejado previamente por Israel na Faixa de Gaza, que deixa centenas de milhares de pessoas sem eletricidade, alimentos e água”, afirmou a Ione Belarra ao exigir o respeito aos princípios de direito humanitário internacional que protegem os civis.

A ministra espanhola também condenou veementemente os ataques de Israel à população civil em Gaza, caracterizando-os como um castigo coletivo que viola gravemente o direito internacional e é considerado um crime de guerra.

O direito humanitário internacional proíbe ataques indiscriminados a civis e determina a proteção aos não combatentes em tempos de conflito. “Israel está bombardeando a população civil em Gaza, o que constitui um castigo coletivo e uma grave violação do direito internacional e um crime de guerra”, concluiu.

Fonte: Papiro