Produção industrial local ajudou a Rússia a superar as sanções de Washington | Foto: Russia Briefing

A fase de recuperação da economia russa está concluída, o país conseguiu resistir às sanções, anunciou o presidente Vladimir Putin, na segunda-feira (18) durante reunião de preparo do orçamento federal para 2024-2026.

“Em geral, podemos dizer que a fase de restauração da economia russa foi concluída. Resistimos a pressões externas sem precedentes, ao ataque de sanções de algumas elites do chamado bloco ocidental, de algumas elites de alguns países que chamamos de hostis”, declarou o presidente russo.

Segundo Putin, “o PIB do país atingiu o nível de 2021 e agora é importante criar condições para um maior desenvolvimento econômico estável e de longo prazo”.

Além disso, o crescimento do PIB da Rússia poderá ascender a 2,5-2,8% até ao final do ano, sublinhou o presidente. “Inicialmente, estavam previstos alguns números negativos para nós, mas depois a previsão foi corrigida e esperava-se 1,2% [de crescimento do PIB], mas na verdade já ultrapassamos esse nível, e até ao final do ano o crescimento do PIB poderá atingir 2,5%, talvez até mais – 2,8%”, observou Putin.

De acordo com as últimas estimativas do Ministério do Desenvolvimento Econômico, de janeiro a julho de 2023, toda a indústria na Rússia cresceu 2,6% em comparação com o mesmo período de 2022, e a indústria transformadora 6,1%. Ao mesmo tempo, o investimento somou 7,6%; o comércio atacadista, 3,5%; o varejo, 2,4% e a agricultura, 1,4%. Ao mesmo tempo, a construção continua a apresentar as maiores taxas de crescimento: ao longo dos sete meses de 2023, o volume de obras aumentou 8,7% em termos anuais.

Além disso, as receitas do petróleo e do gás da Rússia em julho-agosto recuperaram o nível do ano passado, enquanto as receitas não petrolíferas excederam significativamente os números do ano passado, de acordo com o presidente.

“É importante verificar que as receitas não petrolíferas, assim como do gás, sejam significativamente superiores aos números do ano passado. Além disso, as receitas orçamentais do petróleo em Julho-Agosto recuperaram aproximadamente para o nível do ano passado, e o crescimento ativo continua, tendo em conta a situação no mundo”, acrescentou Putin. Ele sublinhou ainda a boa dinâmica da procura dos consumidores, bem como da indústria transformadora.

No início de agosto, o Banco Mundial (BM) reportou um aumento recorde do PIB da economia russa em paridade de poder de compra (PPC) em 2022, o que permitiu à Rússia posicionar-se no 5º lugar em nível mundial, deixando a Alemanha, a França e o Reino Unido atrás. Em 2022, o PIB da Rússia de acordo com este parâmetro atingiu 5,33 trilhões de dólares, em comparação com 4,97 trilhões em 2021.

A Rússia é atualmente o país mais sancionado do mundo. Pelo menos 11 pacotes de sanções foram impostos contra ela por países ocidentais após o lançamento da operação especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Os bancos ocidentais também congelaram quase 300 bilhões de dólares pertencentes ao Banco Central da Rússia, ou cerca de metade das reservas cambiais do país.

Foram quase quase15 mil sanções contra a Rússia – mais do que contra o Irã, Síria, Coreia do Norte, Bielorrússia, Venezuela, Mianmar e Cuba juntos – que afetaram em particular o setor bancário, o setor de energia, aviação e comercio.

Como disse à RT o ministro de Desenvolvimento Econômico, Maxim Reshetnikov, face à pressão externa, as empresas russas mostraram flexibilidade e hoje estão reconstruindo ativamente as cadeias de abastecimento, pagamentos, liquidações e logística. Neste contexto, o volume de investimento privado no país aumentou sensivelmente, o que se tornou um motor-chave do crescimento do PIB, observou o ministro.

Vale ressaltar que a indústria apresentou uma dinâmica positiva mesmo em 2022, num contexto de recessão econômica geral. Como explicou o vice-primeiro-ministro Marat Khusnullin à RT, as restrições externas interferem no trabalho, mas as empresas se adaptaram rapidamente às novas condições.

“Muitos dos nossos construtores encontraram a oportunidade de fornecer através de terceiros países. É uma grande vantagem que muitas coisas tenham começado a ser produzidas dentro do país. Nosso pessoal é muito empreendedor. Quando perceberam que faltava alguma coisa e apareceu um nicho livre, começaram a produzir na Rússia… No resultado total, teremos mais vantagens com as sanções. Sim, existem hoje alguns problemas, mas isso irá nos tornar mais fortes e mais competitivos. Em última análise, a economia do país se desenvolverá melhor”, enfatizou Khusnullin.

Além da adaptação acelerada das empresas russas, as ações das autoridades, como afirmou o primeiro-ministro Mikhail Mishustin, permitiram a contenção das sanções. Em particular, para normalizar a situação econômica em 2022, as autoridades aprovaram um plano de medidas prioritárias de mais de 300 iniciativas diferentes no valor de 12,5 trilhões de rublos. Como empréstimos preferenciais para empresas e incentivos fiscais para uma série de indústrias, bem como da extensão do programa estatal de hipotecas preferenciais. Paralelamente, em 2022, as medidas de apoio às famílias com crianças foram alargadas e as prestações sociais foram indexadas duas vezes.

A economia “adaptou-se aos desafios atuais e apresenta um crescimento bastante constante. O que é especialmente significativo é que se baseia na procura interna. Em primeiro lugar, graças às decisões que foram tomadas anteriormente sob instruções do presidente e às ações imediatas do governo em coordenação com o Banco da Rússia”, enfatizou Mishustin.

Fonte: Papiro