Imagem: Pref.SP

Um grande concurso para diversos ministérios e órgãos do governo federal está sendo organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A novidade do Concurso Nacional Unificado é o formato conjunto que visa dar celeridade ao preenchimento das vagas, pois estima-se que os órgãos federais tenham perdido 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos. Dessa forma, o concurso deverá preencher, aproximadamente, 8 mil vagas, em concurso que será realizado simultaneamente em 179 cidades de todo o país.

O cronograma previsto para o Concurso Nacional Unificado é:

  • Até 20/set – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador;
  • Até 29/set – adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;
  • Até 20/dez – publicação do edital do Concurso Nacional Unificado;
  • Data indicativa inicial de 25/fev – realização da prova em dia único.

Segundo o MGI, a inspiração do concurso é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que já esteve em 1.727 municípios com aproximadamente 5.1 milhões de inscritos para “democratizar o acesso às vagas públicas a partir da dispersão geográfica na realização do concurso, além de seguir políticas de acessibilidade e inclusão”.

Destaca-se que o Enem é o segundo maior exame nacional para o acesso ao ensino superior do mundo, ficando atrás somente do exame nacional da China.

Segundo o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, a proposta do Concurso Nacional amplia e democratiza o acesso da população às vagas públicas. “É uma ideia de fato inovadora e que parte do fato de haver muitas vagas sendo oferecidas simultaneamente. Esse conjunto de vagas perpassa mais de 100 órgãos da Administração Pública Federal porque quando os servidores estiverem inseridos no local de trabalho, eles vão cobrir várias áreas de atuação do Estado. Isso é muito importante no trabalho de reconstrução da capacidade do governo de oferecer políticas públicas com maiores e melhores condições para a população. É disso que estamos tratando”, disse. 

Confira infográfico preparado pela Agência Brasil que condensa as principais informações que já se tem sobre o concurso:

Conteúdos

Inicialmente as áreas de atuação que vão estar no concurso foram divididas em 8 blocos temáticos, organizada por especialidades. A prova será dividida em duas etapas a serem realizadas no mesmo dia. A primeira etapa será de provas objetivas com matriz comum a todos já a segunda etapa será composta de provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. 

Confira as tabelas dos Blocos Temáticos por área de atuação:

*Com informações MGI