Governo não definiu proposta de reajuste durante Mesa de Negociação Permanente com servidores. Foto: Raphael de Araújo/Fenajufe

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realiza amanhã (16) em Brasília (em formato híbrido) uma plenária nacional para organizar a luta pela recomposição salarial do funcionalismo, equiparação dos benefícios, reestruturação de carreira e pelo arquivamento da PEC 32, da reforma Administrativa.

A plenária nacional foi definida pelos representantes das diversas categorias de servidores públicos federais após a última reunião da Mesa de Negociação, no dia 29 de agosto, quando o governo apresentou uma proposta de reserva no orçamento federal de 2024, de R$ 1,5 bilhão de reais, para tratar de questões relativas aos servidores, o que representaria uma recomposição salarial inferior a 1%.

Um dos objetivos da plenária é discutir um calendário de mobilizações que, inclusive, não descarta a possibilidade de greve nacional. “Está na hora de irmos para as ruas pressionar, cobrar parlamentares e denunciar à sociedade em geral. Se preciso for, iremos construir a greve geral do funcionalismo público federal e resgatar a dignidade”, afirmou a direção do Fonasef.

“Reforçamos a necessidade de que a Plenária possa articular o debate da Campanha Salarial, os impactos do Arcabouço Fiscal e as ameaças de retorno da discussão no Congresso Nacional da PEC 32”, explicou Mario Mariano, diretor do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).

“Por um lado, o governo Lula se negou a apresentar um índice na mesa de negociação, ou seja, na prática não teve negociação e o cenário que se desenha é de aprofundamento das nossas perdas. O arcabouço aprovado é comemorado pelos neoliberais, com a continuidade do roubo do fundo público com forte impacto na manutenção e investimentos nos serviços públicos. De outro, Arthur Lira [PP/AL] tem aumentando o tom de ameaça para votar a PEC 32”, afirmou Mariano.

Na parte da manhã, está prevista uma apresentação do Dieese sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e, na sequência, será discutido o calendário de lutas do Fonasefe.

“A expectativa é fortalecermos uma agenda de luta com mobilizações em Brasília e nos locais de trabalho em todos o país. A presença das nossas seções nessa atividade é de suma importância. Tanto presencialmente, como de modo virtual, já que a Plenária será híbrida, temos a oportunidade de ampliar a compreensão dos desafios dessa conjuntura e de afinar as ações necessárias para que tenhamos vitórias concretas na defesa do serviço público em nosso país”, afirma o diretor do ANDES-SN.

Fonte: Página 8