Terremoto de magnitude 6,9 deixa mais de mil mortos no Marrocos
O terremoto de 6,9 de magnitude com epicentro nas montanhas Atlas atingiu a cidade histórica de Marrakesh, que fica a 77 quilômetros do epicentro. O abalo sísmico aconteceu às 23:11 h. O tremor foi sentido em muitas cidades, incluindo Rabat e Casablanca.
Moradores sobreviventes relatam o susto e a correria para fora dos prédios que balançavam com o terremoto, no entanto, muitos prédios ruíram.
“Sentimos um tremor muito violento e eu logo percebi que se tratava de um terremoto”, declarou Abdelhak El Amrani, morador de Marrakesh.
“Eu pude ver prédios em movimento. Felizmente essa situação não se repete muito, mas o desastre mostra que deveríamos estar mais preparados para isso. Eu saí para fora e vi muita gente aglomerada na praça que fica próxima ao meu prédio. Muitas pessoas estavam em estado de choque e as crianças choravam”, acrescentou Amrani.
O terremoto próximo a esta magnitude, anterior a este de agora, aconteceu em 2004 e deixou mais de 600 mortos e 900 feridos, que atingiu outras cidades marroquinas, entre elas a de Hoceima a nordeste do país, com 6,3 de magnitude.
Houve mais dois abalos menores posterior ao mais danoso, um de 4,3 e outro de 3,4 na escala Richter.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin enviou declaração expressando sentimento pelas perdas humanas ao rei Mohamed VI: “Sua majestade, por favor aceite minhas sinceras condolências devido às trágicas consequências do devastador terremoto que atingiu seu país. A Rússia sente a dor do povo marroquino amigo”.
Fonte: Papiro