Míssil russo tira de combate o tanque inglês de última geração | Foto: Reprodução

O fracasso da contraofensiva militar de Kiev tem como uma de suas facetas a transformação do campo de batalha ucraniano em cemitério de blindados fornecidos às forças que previram fazer os russos bater em retirada, primeiro foi a vez de arderem os Bradley norte-americanos e os Leopard 2 alemães e agora chegou a vez do Challenger 2, que os otimistas pró-Washington dizerem que “mudaria o curso” da guera procuração que a Casa Branca move contra a Rússia.

As imagens que chegam dos campos de batalha mostram que a Ucrânia vem se tornando um cemitério de armas ocidentais até então vendidas pela mídia ocidental como “as mais eficazes para o combate”.

Assim, imagens divulgadas amplamente pelas redes sociais estampam como, apesar dos mais de US$ 100 bilhões investidos pelos EUA-Otan, o fracasso de Kiev se mostra com estes “ultramodernos” tanques Leopard 2 ardendo sob intenso fogo russo, acompanhados pelos até então “inexpugnáveis” tanques de batalha Challenger 2 ingleses.

De acordo com o presidente russo Vladimir Putin, enquanto a Ucrânia colhe resultados trágicos, tanto em termos de armas quanto de vidas, a operação militar especial na Ucrânia, anunciada em 24 de fevereiro de 2022 para a “desmilitarização e desnazificação” do país vizinho, prossegue com êxito.

O retumbante fracasso ucraniano provocou a demissão pelo presidente fantoche Volodymyr Zelensky do seu ministro da Defesa, Oleksi Reznikov, em plena guerra, revés que tem sido reconhecido nos últimos dias mesmo pelas agências internacionais de comunicação propagandistas da ação imperialista.

De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, nos 558 dias de combate, completados na segunda-quarta-feira (4), já haviam sido mortos 43 mil soldados ucranianos

O Ministério da Defesa da Rússia informou que as forças russas na direção de Zaporozhie frustraram quatro ataques do regime de Kiev perto dos distritos de Rabotino e Verbovoe, não tendo havido mudança na posição tática russa. Desta forma, nas últimas 48 horas, foram eliminados, nesta área, até 40 militares ucranianos, um tanque, dois veículos de combate blindados, duas picapes, dois obuses americanos M777, três obuses autopropulsados M109 Paladin, um canhão FH-70 produzido no Reino Unido, dois obuseiros Msta-B, dois canhões D-30 e dois obuseiros Gvozdika.

Além disso, nesta quarta-feira (6) a Força Aeroespacial da Rússia fez destruiu uma base de treinamento de grupos de sabotagem de tropas ucranianas. Ao mesmo tempo, na direção de Krasny Liman, o agrupamento russo Tsentr, com aviação e artilharia, eliminou 50 soldados ucranianos, além de repelir dois ataques de grupos de assalto da 12ª Brigada de tarefa especial e da 63ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia nas áreas de Chervona Dibrova, na República Popular de Lugansk (RPL).

Entre as perdas de maior expressão das tropas de Zelensky, esclareceram as forças russas, está a perda de 460 militares ucranianos em tão somente as 24 horas do dia 5, nas direções de Donetsk e do sul de Donetsk.

Na direção do sul de Donetsk, o agrupamento de tropas russas Vostok (Leste), em cooperação com a aviação do Exército e artilharia, atingiu a 38ª Brigada Mecanizada das forças ucranianas na região de Novodonetsk. “As perdas do inimigo nessa direção correspondem a mais de 180 militares, cinco tanques, dois veículos blindados, dois carros, um sistema Krab, dois obuses Gvozdika e um obus D-20”, esclareceu o Ministério de Defesa russo.

Um vídeo de um tanque Chalenger 2destruído perto de Robotyne, uma vila na região de Zaporizhzhia libertada pelas forças ucranianas no mês passado, foi postado nas redes sociais na segunda-feira. Vladimir Rogov, um oficial russo que luta na parte da região sul de Zaporizhzhia, sob controle de Moscou, informou que o tanque inglês pertencia à 82ª brigada do exército ucraniano. O tanque foi destruído no que ele disse ser a primeira linha de defesa russa. Oficiais afirmaram que também capturaram outros tanques fornecidos pelo Ocidente.

Fonte: Papiro