Comissão de parlamentares do Congresso Nacional fizeram uma vistoria no Metrô nesta segunda-feira (21) | Foto: Reprodução-X

No 19º dia de greve, os trabalhadores do Metrô do Recife (PE) conseguiram hoje uma vitória para a luta contra a privatização, pelas pautas econômicas da categoria, por melhores condições de trabalho e para a população que utiliza o importante meio de transporte.

Com a intensa mobilização, inclusive com a ida à Brasília de uma caravana de ônibus com mais de cem metroviários na semana passada, uma força-tarefa de parlamentares do Congresso Nacional, liderados pelo senador Humberto Costa (PT-PE), foi in loco verificar o desmonte do Metrô praticado pelos governos Temer e Bolsonaro e os problemas denunciados pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) desde o início da greve.

Na vistoria a várias instalações do Metrô durante a manhã, o senador Humberto Costa, que é presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, disse que a situação do Metrô do Recife é “estarrecedora”. “O que nós vimos foi uma situação estarrecedora; é um sucateamento que foi realizado nos últimos dois governos, com redução de recursos de custeio e investimento. Mas, ao mesmo tempo, nós vimos o potencial que o metrô tem, seja pela expertise ou pela estrutura. O que nós precisamos, nesse momento, antes de qualquer discussão, é garantir que esse processo de sucateamento estanque”, disse.

Além do senador Humberto Costa e do presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares e outros diretores do sindicato, participaram da comissão os deputados federais Renildo Calheiros (PCdoB) e Túlio Gadêlha (Sustentabilidade), os deputados estaduais João Paulo (PT) e Dani Portela (PSOL), entre outras autoridades.

“Vamos buscar soluções para o Metrô do Recife que há anos vem sofrendo um sucateamento. Visitamos hoje as instalações do metrô e vamos seguir na luta!”, disse o deputado federal Renildo Calheiros logo após a visita.

“É um equipamento público necessário para uma cidade que tem um dos piores trânsitos do mundo e o pior do País. Restabelecer o funcionamento do metrô, discutir o preço da tarifa e fazer com que os trabalhadores voltem a usar o transporte é uma questão de honra desse Congresso e do Senado”, afirmou o deputado federal Túlio Gadêlha.

O deputado destacou ainda a necessidade de dialogar com o Governo Federal para conseguir investimentos e a aquisição de, pelo menos, 20 novos trens.

Na visita à Brasília na semana passada, a direção do sindicato se reuniu com vários representantes do governo. Segundo Luiz Soares, o Secretário do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, Márcio Cavalcanti, “assegurou que serão realizados estudos visando à exclusão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Programa Nacional de Desestatização (PND), e que no prazo de um ano, não ocorrerá privatização. Ele também se comprometeu a apresentar esses estudos até o dia 25 de agosto ao Presidente Lula e ao Ministro da Casa Civil, Rui Costa, demonstrando empenho em favor da retirada da CBTU e da Transurb do PND”.

Após a visita ao Metrô, a comitiva seguiu para uma audiência pública na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), para discutir as questões relativas à infraestrutura e à gestão do Metrô, e aos trabalhadores e usuários.

Sobre as pautas econômicas, a categoria também aguarda uma decisão do governo federal, que opera a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os trabalhadores reivindicam reajuste de 7% no piso salarial, que atualmente é de R$ 1.954,04; garantia de estabilidade e realocação dos funcionários, em caso de privatização, além de reestruturação do metrô.

Fonte: Página 8