Subrahmanyam Jaishankar, ministro do Exterior da Índia | Foto: Prensa Latina

O G20 não deve se envolver no conflito russo-ucraniano, disse na quarta-feira (16) Subrahmanyam Jaishankar, ministro das Relações Exteriores da Índia, explicando a razão pela qual a Ucrânia não foi convidada pela Índia, país anfitrião da cúpula do G20 deste ano, citou o canal de televisão russo RBC. A cúpula ocorrerá nos dias 9 e 10 de setembro, em Nova Delhi.

“O G20 deve fazer o que foi criado para fazer, e essa é a razão da decisão que tomamos”, disse o diplomata aos jornalistas em resposta a uma pergunta sobre porque o presidente ucraniano Vladimir Zelensky não foi convidado.

Jaishankar acrescentou que a Índia considera o G20 uma plataforma internacional voltada para a promoção do crescimento e desenvolvimento, deixando as questões de resolução de conflitos para serem tratadas no Conselho de Segurança da ONU.

“Assumimos essa posição por respeito aos convidados do G20”, disse o chefe da diplomacia indiana. Além dos países membros do G20, Nova Delhi enviou convites para Espanha, Bangladesh, Nigéria, Ilhas Maurício, Egito, Holanda, Omã, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.

A não participação de Zelensky foi anunciada pela primeira vez em junho, depois que ele esteve presente por videoconferência na edição de 2022, na Indonésia, quando anunciou sua “fórmula da paz” [que seria a da rendição incondicional dos russos aos neonazistas de Kiev].

Em junho, Jaishankar disse que a Índia não planejava convidar a Ucrânia para a cúpula, ressaltando que a lista de convidados foi declarada “assim que assumimos a presidência do G20” em dezembro do ano passado. “Não é algo que revisamos e não é algo que discutimos com ninguém.”

Na segunda-feira (14), Muktesh Pardeshi, secretário especial da Presidência da Índia do G20, havia reiterado o não convite. “Temos uma lista de nove países que convidamos […] O país que você mencionou não está nessa lista”, respondeu então o funcionário a uma pergunta do RBC.

A Índia ocupa a presidência do fórum internacional em 2023. O G20 inclui Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Coreia do Sul, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, EUA, Reino Unido e UE. Seus estados membros combinados representam 85% do PIB global, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial.

Fonte: Papiro