ICE sequestra garota de 2 anos e a envia para presídio no Texas
O pai e a criança foram detidos, na quinta-feira (22), em Minneapolis pelos agentes da imigração de Trump que então os transportaram para o Texas para um campo de concentração de imigrantes, de acordo com os advogados da família.
Elvis Joel Tipan Echeverria, o pai e sua filha foram detidos por volta das 13h na quinta-feira quando retornaram para casa de uma ida à mercearia, mas quando um juiz federal ordenou a liberação da garota até as 21h30min os agentes federais de imigração enviaram os dois para um centro de detenção no estado do Texas.
Depois da pressão feita pelo juiz, o pai e a criança foram trazidos de volta para Minneapolis na sexta-feira, a criança foi liberada e agora está com a mãe enquanto o pai continua preso.
“Para mim, isso é claramente parte desse esforço para tentar fugir da jurisdição do tribunal”, disse Irina Vaynerman, advogada da família. “Nunca vimos esse nível de depravação com uma criança de 2 anos”.
Outra advogada Kira Kelley, descreveu como os agentes federais, sem mandado judicial, entraram pela garagem e quebraram a janela do carro enquanto a garota estava dentro. A mãe perto da porta tentou fugir para dentro da casa quando os agentes se aproximaram.
Os agentes teriam se recusado a permitir que Elvis Joel a deixar sua filha com a mãe antes de serem presos.
LIAM RAMOS DE 5 ANOS TAMBÉM FOI PRESO
Outro caso semelhante, o de Liam Ramos de 5 anos de idade, preso na terça-feira, pelos agentes de imigração. Sua foto sendo conduzido do lado de fora de sua casa para um dos carros da ICE gerou repercussão internacional contra a crueldade do governo dos EUA.
Garoto Liam Ramos, de 5 anos de idade, preso pela ICE (Foto do sistema escolar Columbia)
Ele e seu pai foram presos em Columbia Heights e enviados para o Texas. O garoto já é o quarto estudante do distrito escolar de Columbia Heights a ser detido pelos agentes federais quando iam estudar.
FAMÍLIA É DETIDA QUANDO LEVAVA CRIANÇA A HOSPITAL
Na semana passada, dia 16, os pais da criança foram impedidos de conseguir atendimento médico para a filha de 7 anos e foram presos pela polícia de imigração do governo federal norte-americano.
Os venezuelanos Yohendry De Jesus Crespo e sua esposa Darianny Liseth González de Crespo estavam em processo de pedir legalmente asilo para ficarem nos EUA, mas foram presos do lado de fora do hospital de Portland, no Estado do Oregon enquanto tentavam conseguir ajuda para a filha.
A criança teve sangramento nasal que não parava na madrugada de sexta-feira, 16, deixando os pais aflitos quanto sua saúde. Eles não conseguiram ser atendidos por um médico, três carros não identificados cercaram o carro em que a família estava no estacionamento do hospital e a família foi presa pelos agentes da imigração.
De acordo com o site de notícias, ‘The Oregonian’, essa não seria a primeira vez que agentes de imigração efetuaram a prisão de uma família inteira.
“Nenhuma agência de aplicação da lei entrou em contato conosco, e não nos coordenamos com nenhuma agência”, disse Heather Pease, porta-voz do hospital. “O adventista Health Portland está aqui para nossa comunidade, aberta, disponível e pronta para prestar cuidados quando for mais necessário. O atendimento ao paciente continua sendo nossa prioridade, independentemente das circunstâncias.”
A família foi então levada para o centro de detenção de Tacoma, de onde foram transportada para o Texas. O ‘The Oregonian’ revelou que a família não tinha nenhum histórico criminal e que está sendo mantida no Centro de Detenção de Dilley no Texas, o maior centro de detenção para famílias dos EUA.
Fonte: Papiro




