“Luz, câmera, emprego”, enfatiza Newson | Foto: Site do governador da Califórnia

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, qualificou como “100% estúpida” a ameaça do presidente Trump, ao final de setembro, de impor uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos Estados Unidos como resposta à crise em que o setor se vê mergulhado – apesar da indústria cinematográfica norte-americana dominar amplamente no mundo inteiro. 

Para o governo da Califórnia, foi a proposta de tarifaço do governo federal em maio que causou uma queda no preço das ações dos estúdios. “O governador tentou explicar isso a Trump meses atrás – quando a proposta foi feita inicialmente – que suas ações causariam danos irreparáveis ​​à indústria cinematográfica americana. A medida de hoje é 100% estúpida”, reiterou a assessoria de Newson. 

Ele integra uma ampla gama de democratas que se somam em defesa da indústria cinematográfica, sublinhando a necessita de um crédito fiscal nacional dos EUA para a produção.

“Como representante de quase todos os grandes produtores de Hollywood e ex-produtora de cinema, sei o que funcionará sem prejudicar os consumidores: um crédito fiscal nacional para filmes. Está funcionando na Califórnia e funcionará em todo o país”, sintetizou deputada Laura Friedman. Ela alertou que a tarifa de 100% sobre filmes estrangeiros somente “aumentará os custos para os consumidores”. 

Newson voltou a criticar o governo trumpista, ao final de outubro, por ausentar os EUA dos debates sobre proteção ambiental que se realizam no Brasil, a COP30: “É uma guerra ideológica em nível federal [na questão ambiental]. São interesses, siga o dinheiro. Estamos dobrando a aposta na estupidez nos EUA”, postou.

Fonte: Papiro