Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quarta-feira (8), da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO). Na ocasião, ele se comprometeu a levar aos chefes de Estado que participarão da COP 30 uma carta com os compromissos assumidos por crianças e adolescentes com a proteção do meio ambiente e do clima.

Diante de uma plateia formada majoritariamente por esse público, advindo de escolas públicas, Lula salientou: “Vocês estão fazendo uma pequena revolução neste país”.

O presidente afirmou que vai apresentar a carta-compromisso dos estudantes aos chefes de outras nações que estarão em Belém (PA) e que espera, com esse gesto, mostrar o grau de maturidade política e ambiental das crianças e jovens brasileiros.

Lula também defendeu que a educação sobre o clima não deve ser algo eventual e sim fazer parte, de maneira sistematizada, do cotidiano e da cultura do país. “Esta conferência é um exemplo disso”, completou.

O presidente também rechaçou o uso de armas nucleares e de conflitos como o que acontece na Faixa de Gaza. “No ano passado, foram investidos US$ 2,7 trilhões de dólares em armas. E temos 760 milhões de pessoas que vão dormir toda noite sem ter o que comer. É esse mundo que nós temos de mudar e que vocês estão contribuindo para a gente mudar”, argumentou.

Na avaliação do presidente, “a solução do planeta está nas oportunidades de participação dos nossos filhos, netos e da nossa juventude”.

Referência em educação ambiental

A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio A