Foto: Mapa

Os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE) anunciaram a marca de 460 novos mercados abertos para os produtos da agropecuária brasileira desde o início de 2023, quando o presidente Lula assumiu. O resultado demonstra o compromisso das pastas com a ampliação e a diversificação do comércio exterior do país.

Os novos mercados foram abertos no Japão, Singapura, Coreia do Sul, Egito e Índia.

Em nota, os ministérios informam que o Japão passa a importar castanha-do-Brasil e destacam que, em 2024, o país importou US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros. A busca dos japoneses é por ingredientes de alta qualidade para panificação, confeitaria e aperitivos, e nisso a “castanha-do-Brasil se destaca pelo teor de selênio”.

Para Singapura, o Brasil passará a exportar ovos processados. Conforme indicado, o país de 6 milhões de habitantes importa mais de 90% dos alimentos que consome e tem alta demanda de alimentos para hotéis e restaurantes, assim como requer produtos com maior vida de prateleira.

Por sua vez, a Coreia do Sul receberá heparina purificada suína, utilizada como insumo farmacêutico ativo em medicamentos anticoagulantes. Segundo o comunicado, os sul-coreanos importaram US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros no último ano, incluindo soja, produtos sucroalcooleiros, cereais, farinhas e preparações.

Já na visita que o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, empreendeu à Índia na última semana, ele firmou acordos e contratos bilaterais, entre eles o de exportação de derivados de ossos bovinos, de chifres e de cascos. Os subprodutos têm utilização como insumos para a indústria têxtil e como matéria-prima de gelatina.

Conforme anunciado, no montante de mercados abertos pelo Brasil em 2025, 37% foram na Ásia.

Por fim, nessa leva de novas exportações, o Egito passará a comprar carne de patos e outras aves além de carne de coelho. O país de maioria muçulmana tem ampliado a compra de carne de aves do Brasil após o reconhecimento da certificação Halal (documento que atesta que um produto ou serviço está em conformidade com os preceitos da lei islâmica).

Expansão de mercados

Os produtos brasileiros que ganham nova dinâmica no cenário internacional agora se juntam a outros recentemente anunciados pelas pastas.

No início de outubro havia sido anunciada a abertura de mercado para sementes de beterraba para a Nicarágua. Na sequência, foi a vez de alimentos para cães com origem vegetal destinados aos Estados Unidos; sementes de abobrinha e sementes de melancia para o Irã; carne de aves e seus produtos, carne suína e seus produtos e carne bovina e seus produtos para Santa Lúcia; além de mudas de eucalipto, mudas de oliveira e plantas ora-pro-nóbis para o Uruguai.