Aprovação do governo Lula atinge 50% e supera desaprovação, revela Ipespe

A aprovação do governo Lula cresceu e alcançou a 50% do eleitorado, conforme a pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). No levantamento, divulgado nesta quinta-feira (25), a aprovação passou a superar a desaprovação, registrada em 48%.
Com esses novos dados, o Instituto capta o mesmo movimento já registrado pela Atlas/Intel, em que é apontada a melhora na aprovação do presidente Lula bem como do governo.
Apesar de os valores serem de empate na margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a notícia é positiva, pois demonstra que o trabalho do governo tem sido reconhecido. Esta recuperação nas pesquisas, após desgaste sofrido nos últimos anos, acontece desde julho, quando Lula acertou em seu discurso em defesa da democracia e da soberania nacional, contra as ameaças do bolsonarismo, as sanções e o ‘tarifaço’ imposto pelos Estados Unidos.
Em comparação com a pesquisa de julho, o Ipespe mostra que a aprovação do governo subiu sete pontos percentuais, alcançando os 50%, enquanto a desaprovação recuou três pontos percentuais, o que concretiza a mudança de cenário.
Outro dado mostra que, entre os eleitores de esquerda, a aprovação chega a 95%. Do lado do governo também estão os eleitores da classe média (51%) e os de centro (49%), com números superiores à rejeição nestes recortes.
A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe ouviu 2.500 eleitores, de todas as regiões do Brasil, entre 19 e 22 de setembro, e tem um intervalo de confiança de 95%.