Caravanas de estudantes chegam nesta quarta a Goiânia para o 60o Conune em Goiânia

Com o lema “Das universidades às ruas: um canto de luta pelo Brasil”, a União Nacional dos Estudantes (UNE) abre nesta quarta-feira (16), na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, a 60ª edição do Congresso da UNE (Conune) — o maior encontro de estudantes da América Latina. A programação se estende até o domingo (20), com debates políticos, atos culturais e a eleição da nova diretoria da entidade.

A presidenta da UNE, Manuella Mirella, que se despede do cargo após dois anos de mandato, destaca a importância histórica e política do evento:

“É uma grande alegria finalizar essa gestão construindo o maior encontro de estudantes da América Latina. A UNE é uma grande prova de amor ao Brasil. Sempre lutamos para reconstruir o país pelas mãos dos estudantes, que são sinônimo de esperança de futuro”, afirma ao Portal Vermelho.

Conjuntura internacional e papel da juventude

Para Manuella, o Congresso acontece em um momento de profunda transformação no cenário internacional, marcado pelo declínio do imperialismo, a ascensão de forças de extrema-direita e o fortalecimento de um novo mundo multipolar. Segundo ela, a juventude brasileira e a UNE têm papel estratégico nesse contexto:

“Vemos a queda do imperialismo, a ascensão do fascismo e o surgimento de um mundo multipolar. O Brasil precisa se localizar nesse novo mundo, e a UNE tem uma contribuição a dar à nossa geração. Assim como a UNE lutou pelo ‘O Petróleo é Nosso’ e protagonizou o ‘Fora Collor’, seguimos afirmando: o Brasil é nosso, e temos um projeto de defesa da nossa nação.”

Educação fora do arcabouço e contra os tubarões do ensino

A agenda do Congresso contempla as pautas históricas do movimento estudantil e também as lutas urgentes do presente. Mirella enfatizou o compromisso da UNE com a defesa da educação pública, com orçamento garantido e livre das amarras do arcabouço fiscal:

“Defendemos a reforma universitária, orçamento justo para as universidades e a educação fora do arcabouço fiscal. Queremos uma regulamentação robusta para o ensino superior privado, que priorize os estudantes e não os tubarões da educação. A educação não é mercadoria.”

A presidenta ressalta ainda que o Congresso também será espaço para debater o papel da educação na reindustrialização nacional, na soberania científica e na valorização da juventude popular:

“Nosso recado é claro: o projeto de país que defendemos precisa de uma educação que contemple o novo Brasil da ciência nacional, da neoindustrialização e da inclusão social. A UNE está à altura desse desafio.”

Abertura com presença de autoridades e homenagem à memória

A cerimônia de abertura do Conune será às 17h desta quarta (16), no Centro de Convenções da UFG, com participação de lideranças estudantis e autoridades como o Secretário Nacional de Juventude Ronald Luiz dos Santos, a reitora da UFG Angelita Pereira de Lima e o coordenador de juventude do MEC Yann Evanovick.

Logo em seguida, às 18h, será realizado o Ato Político de Abertura “Por memória, verdade e justiça”, com familiares de estudantes perseguidos e mortos pela ditadura militar, como Marta Costa (filha de Helenira Rezende) e Ubajara Guimarães (sobrinho de Honestino Guimarães).

Temas estratégicos na mesa: soberania, educação e combate ao fascismo

Nos dias seguintes, os mais de 10 mil estudantes que participarão do Congresso vão se dividir entre debates simultâneos, grupos de discussão e encontros temáticos, que abordarão desde a defesa do SUS, políticas de cotas e permanência estudantil, até o papel das universidades na transição energética e na luta contra as fake news.

Entre os convidados confirmados para os painéis estão a ministra Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), os deputados federais Orlando Silva, Fernanda Melchionna, Alice Portugal e Dandara Tonantzin, além de intelectuais como o historiador Jones Manoel.

Um dos momentos mais aguardados será o ato estudantil em defesa da Palestina e contra o imperialismo, marcado para sexta-feira (18), às 15h, na Praça Universitária, com o lema “Imperialismo no chão e Palestina livre”.

Educação e soberania caminham juntas

Segundo a presidenta da UNE, os estudantes estão prontos para defender um projeto de país que una desenvolvimento nacional, justiça social e democracia:

“A juventude não está apenas nas salas de aula, mas também nas ruas, nas fábricas, nas redes e nos territórios. O Congresso da UNE é espaço de deliberação, mas também de sonho e ação. E sonhar, como dizia Paulo Freire, é um ato político. Estamos muito animados com a força desse encontro.”

A eleição da nova diretoria da UNE acontecerá no fim de semana, durante a Plenária Final, quando serão votadas também as resoluções que nortearão a entidade nos próximos dois anos.

“A UNE é do povo brasileiro. E enquanto houver juventude organizada, haverá esperança. É isso que vamos reafirmar nesses dias em Goiânia”, conclui Manuella Mirella.

Veja a programação completa:

16/07 – QUARTA-FEIRA

17h – Abertura do 60° Congresso da UNE

Mesa de convidados: Manuella Mirella (Presidenta da UNE), Daiane Araújo (Vice-presidenta da UNE), Júlia Köpf(Secretária-geral da UNE), Hugo Silva (Presidente da UBES), Vinicius Soares (Presidente da ANPG), Eliza Cirqueira(Presidenta da UEE Goiás), Maria Clara (Coordenadora-geral do DCE UFG), Ronald Luiz dos Santos (Secretário Nacional de Juventude) Bruna Brelaz (Presidente do CONJUVE), Angelita Pereira de Lima (Reitora da UFG), Jesiel Freitas Carvalho (Vice-reitor da UFG) e Yann Evanovick (Coordenador-geral de políticas para juventude do Ministério da Educação).

Local: Centro de Convenções da UFG

18h – ATO POLÍTICO DE ABERTURA “Por memória, verdade e justiça.”

 Ubajara Guimarães (Sobrinho de Honestino Guimarães), Marta Costa (Filha de Helenira Rezende), Aldo Arantes (Ex-presidente da UNE, ex-deputado federal e advogado), João Vicente Goulart (bio) e Martha Domingues (Mãe de Sara).

Local: Centro de Convenções da UFG

17/07 – QUINTA-FEIRA

9h às 12h – Debates simultâneos: CONJUNTURA

Local: Centro de Convenções 

Soberania e desenvolvimento: a construção de um projeto de desenvolvimento nacional

Convidados: Fernanda Melchionna (Deputada Federal-RS), Deyvid Bacelar (Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros), Edinho Silva (ex-vereador e ex-prefeito de Araraquara, ex-deputado estadual de São Paulo, ex-ministro da Dilma e candidato à presidência do PT), Matheus Gomes (Deputado Estadual-RS) e Pedro Campos (Membro do comitê central do PCdoB, advogado e coordenador do Núcleo Trabalho e Direitos Humanos, do CDH da OAB-SP).

Defender o Brasil e a democracia: O papel dos estudantes no combate ao avanço da extrema direita 

Convidados: Giovana Mondardo (Vereadora em Criciúma-SC), Leo Péricles (Presidente Nacional da Unidade Popular-UP) e Rosa Amorim (Deputada Estadual-PE).

Direitos para o trabalhador e dignidade para o povo: Pelo fim da escala 6×1

Convidados: Márcio Ayer ( Presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro), Gabriel Landi Fazzio (Formado em Direito pela FDUSP, editor na LavraPalavra Editorial, Auditor Fiscal do Trabalho em formação e militante do PCBR),Camila Moreno (Executiva Nacional do PT), Duda Hidalgo (Vereadora em Ribeirão Preto-SP) e Simone Nascimento ( Co-Deputada Estadual-SP).

As Big Techs não estão acima do Brasil: regulamentar as redes para combater as fake news

Convidados: Orlando Silva (Deputado Federal-SP), Carlos Eduardo Machado (Comunicador popular e jornalista), Paulo Pimenta (Deputado Federal-RS) e Wesley Teixeira (Coordenador de Articulação do Núcleo Ypykuéra, membro da Coalizão Negra por Direitos, do PerifaConnection e da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito).

En Pie de Lucha: Unidade dos estudantes latino-americanos para derrotar o fascismo internacional

Convidados: Inácio Arruda ( Secretário de Ciência e Tecnologia do MCTI), Juliete Pantoja Alves (Educadora popular, militante do MLB e ex-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro-UP), Giovani del Petre (Secretário continental da Alba Movimentos, mestrando em economia política mundial pela UFABC e militante do Movimento Brasil Popular), Ana Priscila Alves (Vice-presidenta da ANPG) e Paula Coradi (Presidenta Nacional do PSOL).

Basta de violência: Construir políticas públicas para enfrentar o genocídio das juventudes periféricas

Convidados: Bruna Brelaz (Presidente do CONJUVE), Samara Martins (Vice-presidente nacional da Unidade Popular, militante da Frente Negra Revolucionária e do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas), e Mari Lacerda (Vereadora em Fortaleza-CE)

Cultura Viva: O papel da produção cultural nas universidades para reconstruir o Brasil

Convidados: Ana Petta Atriz, realizadora, diretora e ex-coordenadora geral do CUCA da UNE), Flávia Gasi ( Escritora, roteirista de livros, games e HQs. Professora, doutora, pesquisadora e vice-presidenta da AC JOGOS-SP) 

Mudanças climáticas: O papel da universidade para uma transição energética justa!

Convidados: Vanessa Grazziotin  Diretora Executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica-OTCA), Vivi Reis Vereadora em Belém-PA), Airton Faleiro Deputado Federal-PA), Dorinaldo Malafaia (Deputado Federal-AP) e Guilherme da Costa Aguiar Cortez  Deputado Estadual-SP).

12h às 14h – Almoço 

14h às 16h 

Mesa OCLAE: “Educação, Soberania e Paz: A Juventude do sul global Frente ao Novo Mundo Multipolar”.

Convidados: Manssour Bin Mussallam (Secretary-General of the Organisation of Southern Cooperation-OSC),  Comitiva FUA (Federación Universitaria Argentina).

14h às 16h – Encontros e Grupos de Discussão (GDs)

  • ENCONTRO NACIONAL DO CUCA: Universidade é território cultural
  • ENCONTRO DE EXECUTIVAS E FEDERAÇÕES DE CURSO
  • ENCONTRO DE ESTUDANTES DA SAÚDE / DIREITO DO POVO E DEVER DO ESTADO: O SUS como pilar estruturante para emancipação da nação
  • ENCONTRO DE ATLÉTICAS: Pela valorização do desporto universitário
  • GRUPO DE DISCUSSÃO / EXTENSIONISTAS, PESQUISADORES E RESIDENTES: A luta pela valorização da produção universitária
  • GRUPO DE DISCUSSÃO / POR UNIVERSIDADES INCLUSIVAS E ACESSÍVEIS: A luta contra o capacitismo nas instituições brasileiras de ensino
  • GRUPO DE DISCUSSÃO / ESTUDANTES JURISTAS: Em defesa da democracia
  • GRUPO DE DISCUSSÃO / COMUNICAR UM BRASIL DIFERENTE: Estudantes na disputa da consciência popular através da comunicação
  • ENCONTRO DE EMPRESAS JUNIORES: Pensar a produção nacional a serviço do Brasil
  • GRUPO DE DISCUSSÃO / LEI DE ESTÁGIO: Construindo atualizações necessárias para combater a precarização e para fortalecer o papel formativo do estágio
  • GRUPO DE DISCUSSÃO / O FUTURO DOS FORMADORES: O papel das licenciaturas para a educação brasileira

17h às 19h – Ato do Plebiscito Popular

20h – Jantar

18/07 – SEXTA-FEIRA

9h às 12h – Debates simultâneos: EDUCAÇÃO

Local: Centro de Convenções UFG

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: O papel estratégico da universidade para o desenvolvimento do Brasil

Convidados:  Caio Andrade ( Geógrafo, professor, doutor em geografia pela UERJ, sindicalista e membro do Conselho Editorial do Jornal O Futuro), Cristina Bezerra Professora da UFJF, e também na Escola Nacional Florestan Fernandes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra) e Mariara Cruz (Advogada, especialista em ciências criminais e pesquisadora na área de violência e segurança pública).

OS ESTUDANTES NÃO SÃO CÓDIGO DE BARRAS: Marco regulatório do EAD e a luta pelo INSAES 

Convidados: Madalena Guasco (Professora da PUC-SP), Jones Manoel (Historiador, educador e comunicador popular, doutorando em Serviço Social pela UFAL), Laura Sito ( Deputada Estadual-RS) e Larissa Martins (Secretária Executiva de Direitos Humanos de Belém-PA).

Local: Pátio Ciências Biológicas 

UM CHAMADO DE SOCORRO EM CADA CANTO DO BRASIL: Por mais estrutura e valorização nas universidades estaduais

Convidados:  David Deccache (Doutor em Economia pela UnB, e Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados), Maira Marinho (Vereadora no Rio de Janeiro-RJ) e Antônio Roberto Gomide (Deputado Estadual-GO).

ESPORTE COMO PILAR ESTRUTURANTE PARA O PROJETO NACIONAL: Pela criação de políticas de incentivo ao desporto universitário

Convidados: Rodrigo Moraes (Vereador em Belém-PA), Tiago Santana (Secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial) e Rafael Morais ( Ciclista e integrante do Instituto Minha Quebrada de educação e formação da juventude periférica)

QUEM ENTROU QUER SAIR DIPLOMADO: A luta pela regulamentação do PNAES e a garantia de mais políticas de combate à evasão estudantil

Convidados: Dandara Tonantzin (Deputada Federal-MG), João Pedro Boechat (Coordenador de Juventude de Niterói-RJ), Murilo Santos de Brito (Advogado, membro da comissão de fiscalização do exercício profissional da OAB/BA, assessor do mandato do Deputado Federal Valmir Assunção e dirigente estadual do PT/BA) e Roberta Cassiano (Professora doutora em Filosofia pela UERJ, coordenadora do bacharelado em Produção Cultural do IFRJ e coordenadora geral do SintIFRJ).

PNE e os desafios para consolidação da educação para a próxima década

Convidados: Cesar Callegari ( Sociólogo, Presidente do Conselho Nacional de Educação e Presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada), Aroldo Félix (bio), Mário Magno (DS / Mestre em Antropologia e Bacharel em Humanidades (UFC/UNILAB), coordenador do mandato “Fortaleza é pra Viver”, da Vereadora Mari Lacerda), Camilla Gonda (Vereadora em Curitiba-PR) e Claudio Anselmo de Souza Mendonça ( Presidente ANDES).

RECOMPOSIÇÃO ORÇAMENTÁRIA JÁ!: Por uma educação fora do arcabouço fiscal e no centro do projeto nacional

Convidados: José Geraldo Ticianeli Reitor da UFRR e vice-presidente da ANDIFES), Iago Montalvão (/Ex-presidente da UNE e doutorando em Economia. Economista, mestre em Economia, Coordenador-executivo do Transforma Unicamp e pesquisador no INEEP), Esteban Crescente (Coordenador Geral do Movimento Luta de Classes-MLC, Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ-SintUFRJ), Paulo Henrique Lima ( Historiador e membro da Direção Nacional do Movimento Brasil Popular), Rodrigo Toneto (Economista com graduação e mestrado pela FEA USP. Atualmente, é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Guilherme Bianco (Vereador em Araraquara-SP) e Juliano Medeiros.

DIVERSIFICAR PARA TRANSFORMAR: A luta pela cotas trans e o papel de gênero, raça e sexualidade na produção científica

Convidados: Larissa da Silva Fontana (Secretária Executiva do Em Movimento e Coordenadora Executiva no Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ). É Conselheira Nacional de Juventude no CONJUVE (2024-2026) e conselheira municipal de Juventude em Campinas 2024-2025), Andressa Marques (Vereadora em Caxias do Sul-RS), Lucci Laporta(Presidenta da TRAFEM), Janaína Lima  Militante do Movimento Brasil Popular, Comunicadora e Doutora em Antropologia, a primeira mulher trans gestora no Governo do Estado do Rio Grande do Norte) e Brisa Bracchi (DS / Vereadora em Natal-RN).

13h – Almoço

15h às 18h – ATO NA PRAÇA – “ESTUDANTES PELA PAZ: IMPERIALISMO NO CHÃO E PALESTINA LIVRE!”

19h às 22h – Programação Cultural

19/07 – SÁBADO 

9h às 12h – Plenária Final (votação das resoluções)

12h às 14h – Almoço

14h às 19h – Plenária Final (votação das resoluções)

19h – Jantar

21h às 01h – Cultural 

20/07 – DOMINGO 

9h às 18h – Plenária Final