Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A União Brasileira de Mulheres (UBM) reúne, nesta quarta-feira (30), mulheres de todo o país para um importante debate sobre a luta pelo fim da escala 6×1. A atividade é preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e acontece de maneira virtual, a partir das 18h30.

A escala de trabalho 6×1, vigente em diversos setores da economia, impacta diretamente a saúde, a convivência familiar e a qualidade de vida das mulheres — especialmente daquelas que acumulam duplas e triplas jornadas diárias.

Por isso, para a UBM, “lutar por uma jornada mais humana é parte da nossa defesa de direitos e de um projeto de país que valorize o cuidado, o trabalho digno e a justiça social”.

O encontro virtual contará com as participações de Marilane Teixeira, professora e pesquisadora do Cesit (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho) da Unicamp, especialista em relações de trabalho, sindicalismo e gênero e consultora do Ministério das Mulheres; e Lucia Rincón, historiadora, pesquisadora, professora, integrante da Associação de Professores da PUC de Goiás e dirigente da UBM nacional.

O objetivo do debate é fortalecer a organização das mulheres e elaborar propostas coletivas para as conferências que ainda vão ocorrer nos municípios e estados até a etapa nacional.

Para receber o acesso ao link da atividade, é preciso realizar inscrição prévia, clicando aqui.

5ª CNPM

A UBM tem participado diretamente do Plebiscito Popular — que tem como uma de suas pautas a redução da jornada sem redução salarial — e vem realizando, também, uma série de conferências livres temáticas, preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

A etapa nacional da 5ª CNPM será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

A iniciativa busca a ampla participação das diversas vozes de mulheres representadas por entidades, organizações e movimentos sociais, estabelecendo um diálogo entre sociedade civil e órgãos de promoção de políticas para as mulheres municipais, estaduais e do Distrito Federal, além do governo federal.

Promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, a 5ª CNPM conta com quatro etapas. A primeira, focada nas conferências livres, teve início em 28 de abril e se estende até o dia 15 de agosto.

A segunda, de 28 de abril a 28 de julho, abarca as conferências municipais e regionais. De 1º de julho a 31 de agosto, acontecem as conferências estaduais e distrital, culminando no evento nacional.

(PL)