PF flagra dinheiro escondido em gavetas em operação contra desvios de emendas parlamentares

A PF (Polícia Federal), cumpriu, nesta sexta-feira (27), mandados de busca e apreensão contra o assessor do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), para apurar esquema de desvios de emendas parlamentares, que envolvem prefeituras na Bahia — 2 prefeitos foram afastados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
O deputado foi alvo de quebra de sigilo telefônico, mas não é alvo de busca e apreensão. Trata-se da quarta fase da Operação Overclean, autorizada pelo ministro do Supremo, Kassio Nunes Marques.
As suspeitas envolvem emendas para as prefeituras de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, que foram alvos de buscas. Os prefeitos de Boquira, Alan Machado França (PSB), e de Ibipitanga, Humberto Raimundo Oliveira (PT), foram afastados, por ordem de Nunes Marques.
A investigação colheu indícios de que o assessor parlamentar Marcelo Chaves Gomes, que trabalha no gabinete do deputado, seria o operador do esquema de desvios de emendas.
Por meio de nota, a assessoria de Mendonça Junior “nega que ele ou qualquer assessor do gabinete tenha cometido irregularidades no envio de emendas parlamentares para municípios baianos, sejam os citados na operação ou qualquer outro”.
“O deputado ressalta que as emendas para custeio ou investimentos nos municípios são solicitadas por prefeitos ou lideranças, sendo esperado que os recursos sejam aplicados de forma lícita, com a obtenção de ganho exclusivamente político”, está escrito na nota divulgada pelo parlamentar. A assessoria também escreveu que o parlamentar colabora com as investigações em curso.
Em abril, o deputado Félix Mendonça Júnior pegou carona em voo do empresário Alex Parente, investigado na Overclean. Na ocasião, ele disse que voou a convite de colega da Câmara e que nunca recebeu pedidos em troca do voo.
Outro alvo da operação é o ex-prefeito de Paratinga, Marcel de Carvalho. A PF apreendeu dinheiro em espécie na casa dele. Os desvios nos contratos estariam ligados a empresários investigados na Overclean.
Fonte: Página 8