Presidente Putin reúne-se com estudantes na maratona educacional “Conhecimento Primeiro” | Foto: Reprodução

Em um animado encontro com os participantes da maratona educacional “Conhecimento Primeiro”, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que considera uma boa ideia devolver o nome Stalingrado à cidade de Volgogrado, em resposta a uma jovem moradora da cidade que havia levantado a possibilidade de não ficar só na troca do nome do aeroporto da cidade realizado em 29 de abril.

A cadete de 15 anos do centro militar “Voin” da região de Volgogrado, Regina Sultanova, na hora de agradecer ao presidente por ter renomeado o aeroporto de Volgogrado para Stalingrado, confundiu os fatos. ​​“Agradecemos em nome de toda Stalingrado – agora Stalingrado – por renomear nossa cidade. Ih! Aparentemente, falei errado”, disse.

“Cidade? Aeroporto. Você acha que a cidade deveria mudar de nome?”, perguntou Putin. “Sim, porque, afinal, ela está ligada a uma história profunda. E em nome de toda a população, ficaríamos muito felizes”, respondeu rapidamente a garota. A opinião expressa pela moradora de Volgogrado foi calorosamente apoiada por seus compatriotas que estavam presentes na reunião com o presidente.

Putin afirmou que o nome Stalingrado é “muito simbólico”. Em muitos países europeus, ninguém renomeou praças ou avenidas. “Ainda há ruas e praças com o nome Stalingrado, apesar das nossas relações atuais não estejam tão boas com esses países”, constatou o presidente, enfatizando que o nome Stalingrado está inextricavelmente ligado à Vitória.

Em seguida, acrescentou que “cabe aos moradores decidir”: “Bem, vamos pensar nisso, precisamos perguntar aos moradores”.

Sultanova é uma vencedora múltipla de competições vocais russas e internacionais, cantora do XIX Festival Internacional da Fundação Vladimir Spivakov  “Moscou encontra amigos”. A jovem dá grande atenção aos temas patrióticos em seu trabalho; com a música “Stalingrado Mãe” ela ficou entre as finalistas do projeto musical “Primaveras. Crianças”(“Rodniki.Deti”), realizado no final de abril.

Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin já havia assinado decreto que devolveu ao aeroporto internacional de Volvogrado o nome histórico Stalingrado, medida que visa “perpetuar a Vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945”. O decreto foi assinado às vésperas das comemorações dos 80 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica sobre o nazismo.

“Para comemorar a vitória do povo soviético na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, resolvo atribuir o nome histórico ‘Stalingrado’ ao Aeroporto Internacional de Volgogrado”, diz o decreto assinado por Putin na terça-feira (29).

A iniciativa de dar à instalação “um nome verdadeiro, orgulhoso, corajoso e heroico” pertence aos veteranos e participantes da operação militar especial, disse o governador local Andrei Bocharov durante uma reunião com Putin realizada algumas horas antes na cidade heroica.

Fonte: Papiro