Xi Jinping entrega certificados de trabalhadores modelo nos 100 anos de criação da Federação dos Sindicatos da China | Foto: Xinhua

Com a presença do presidente da China, Xi Jinping, 1.670 trabalhadores foram homenageados como modelos nacionais e 756 foram reconhecidos como indivíduos exemplares.

A cerimônia foi realizada no Grande Salão do Povo em Pequim. Xi Jinping, enfatizou a importância dos sindicatos e afirmou que a classe trabalhadora é a grande responsável pelo sucesso do país.

Durante o evento que celebrou o centenário da fundação da Federação Nacional dos Sindicatos da China, Xi, destacou a necessidade de reunir a força dos trabalhadores para impulsionar o grande projeto de rejuvenescimento da nação chinesa.

Em nome do PC chinês, parabenizou os homenageados e estendeu suas felicitações aos trabalhadores, agricultores, intelectuais, além do povo trabalhador de todos os grupos étnicos, bem como aos sindicatos e seus funcionários em todos os níveis em referência ao Dia Internacional do Trabalhador.

Xi apontou que a Confederação Nacional dos Sindicatos da China escreveu um capítulo magnífico no movimento dos trabalhadores nos 100 anos, desde sua fundação.

TRABALHADORES UNIDOS, SOCIEDADE PRÓSPERA

“Não importa como as condições históricas e os grupos sociais evoluam, o status e o papel da classe trabalhadora na China, o princípio fundamental de confiar plenamente na classe trabalhadora, assim como a natureza e as funções dos sindicatos do país não podem ser abafados”, observou Xi.

“Desde o 18º Congresso Nacional do PCCh em 2012, os sindicatos em todos os níveis se uniram e mobilizaram os trabalhadores em massa para fazer contribuições significativas para a realização da construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, conforme programado, e para o avanço da modernização chinesa”, prosseguiu.

Ele destacou que, ao longo do século passado, a conquista mais significativa na inovação teórica e no desenvolvimento prático da causa do movimento dos trabalhadores do Partido foi a formação do caminho de desenvolvimento do sindicato socialista com características chinesas.

“Na jornada da nova era, é imperativo concentrar-se na promoção do desenvolvimento de alta qualidade e motivar o povo trabalhador em massa a lutar por conquistas e ser inovador e criativo”, acrescentou o presidente chinês.

REVOLUÇÃO CIENTÍFICA 

Segundo Xi, é essencial aproveitar a mais recente revolução científica e tecnológica e a onda de transformação industrial, além de impulsionar de forma abrangente a qualidade da força de trabalho do país.

Ele convocou os dirigentes do PCCh a manter e promover ainda mais o respeito pelos trabalhadores, pelo espírito de trabalho e pelo artesanato, e a concentrar no avanço da prosperidade comum e melhorar constantemente o bem-estar do grande número de funcionários e povo trabalhador.

Xi chamou a toda a sociedade a aprender com os trabalhadores modelo e indivíduos exemplares, promovendo suas excelentes qualidades.

Em um novo e histórico ponto de partida, os sindicatos em todos os níveis precisam promover o desenvolvimento de alta qualidade de seu trabalho, observou.

Os comitês do Partido em todos os níveis devem fortalecer e melhorar sua relação com os sindicatos, estudar e abordar prontamente as principais questões no trabalho sindical e criar condições favoráveis para que os sindicatos desempenhem ainda melhor as suas funções, acrescentou.

Fonte: Papiro