“EUA bombardeia hospital e casas em Sana’a”, denuncia Pepe Escobar, da capital do Iêmen

“O que eles estão bombardeando, por exemplo, aqui em Sana’a, são prédios residenciais como o que visitamos no começo desta semana, além de um hospital de câncer que ainda estava sendo construído. Foi bombardeado no começo da semana na capital. E nós estávamos lá dois dias depois. Fomos os primeiros a realmente ir ao local, além dos iemenitas que vivem lá”, disse o articulista Pepe Escobar em entrevista transmitida durante sua visita ao Iêmen
“E eles tiveram enormes dificuldades para encontrar o financiamento para construir este hospital, que seria o único hospital de câncer para o noroeste e o norte do Iêmen. Agora eles têm que começar do zero novamente. Este é um alvo militar? Claro que não. Ainda assim foi bombardeado pelos americanos. O povo norte-americano precisa saber o que seu governo está fazendo. Que está mirando em civis, que está bombardeando bairros residenciais e que demoliu um hospital de câncer em um país como o Iêmen”, prosseguiu Escobar na entrevista ao juiz Andrew Napolitano, no podcast norte-americano ‘Judging Freedom Podcast’, 28 de março.
“É meia-noite em Sanaa, Iêmen, de onde vem nosso querido amigo, o intrépido e destemido Pepe Escobar,” disse o juiz Napolitano. “Você está no Iêmen há uma semana. O que você está vendo?”
“Foi uma experiência importante”, disse Escobar, “em termos de interação com os iemenitas, em termos de entender como eles pensam, em termos de ver a vida, não apenas aqui na capital, agora bombardeada todos os dias pelo CENTCOM (‘Comando Central dos Estados Unidos’, que dirige operações militares para o imperialismo americano a partir de Tampa, na Flórida, a exemplo da atual agressão ao Iêmen).
“No meio desta semana eu estava na província de Saada, no noroeste do Iêmen, não muito longe, a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira saudita.”
Sobre as acusações de que os Houthis estavam atacando navios americanos, Pepe disse que só navios israelenses estavam sendo atacados, após o fim do cessar fogo: “Não, eles não fizeram isso. Apenas navios israelenses. Então, o mais importante é que eles têm que reformular e reexplicar isso repetidamente: só começamos a atacar navios agora porque Israel quebrou o cessar-fogo”.
“E o genocídio continua. Só hoje, ou nas últimas 24 horas, eles mataram mais de 300 mulheres e crianças na Palestina”, denunciou ainda o articulista.
Quando o juiz Napolitano pergunta sobre os bombardeio americanos e as reações das pessoas do Iêmen diante das mortes e dos assassinatos de civis, Pepe relata que a maioria dos alvos americanos são civis.
Sobre a capacidade militar dos Houthis e a acusação de que os drones iemenitas são fornecidos pelo Irã, Escobar esclarece que “eles não derrubaram nenhum jato tripulado, mas já derrubaram vários drones MK-9”.
“Eles têm mísseis muito bons, que eles desenvolveram. E, outra coisa que me foi explicada em detalhes, isso remonta aos tempos maoístas. A China estava ajudando o Iêmen já nos anos 60 e depois no início dos anos 70 também. Os melhores alunos, estudantes de engenharia aqui, e especialistas em física, você sabe onde eles estudaram? Na URSS e na China”.
“Eles têm uma classe científica aqui, que é muito desenvolvida. Então, quando você tem o presidente dos Estados Unidos dizendo que os houthis e os iemenitas são bárbaros, ele tem que voltar para a escola. Literalmente,” finalizou Pepe Escobar.
Fonte: Papiro