Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de Lançamento do Edital de Concessão do Túnel Submerso Santos-Guarujá. Parque Valongo, Armazém 4, Santos – SP. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciaram nesta quinta-feira (27) o edital para construção do túnel imerso que conectará Santos e Guarujá, no litoral paulista. A licitação está prevista para ocorrer em 1º de agosto, na B3, a bolsa de valores brasileira, e contará com investimentos de R$ 5,96 bilhões em uma parceria público-privada (PPP).

O empreendimento, inserido no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), evidencia um raro momento de cooperação entre gestões que frequentemente se encontram em lados opostos do espectro político. Lula enfatizou a importância da colaboração entre os entes federativos, defendendo que o governo federal não deve utilizar sua capacidade de investimento como ferramenta política. “A normalidade é a relação civilizada entre os entes federados”, declarou.

No evento no Porto de Santos, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) evitaram confrontos. Lula defendeu “relação civilizada” entre líderes, enquanto Tarcísio agradeceu ao petista por priorizar a obra, projetada há 101 anos.

Ao elogiar Lula publicamente, o governador sinaliza pragmatismo, mas mantém ambiguidade sobre futuro político. Enquanto aliados veem chance de projetá-lo como “gestor acima de ideologias”, o entorno do presidente enxerga tentativa de amortecer críticas à gestão estadual.

Obra centenária sai do papel

Trajeto do túnel reduz travessia de até duas horas para dois minutos.

O governador Tarcísio de Freitas destacou que a ideia remonta a 1924 e que sua execução é aguardada há mais de um século. Segundo ele, o túnel é a “cereja do bolo” de diversas intervenções na região. O projeto prevê um túnel de 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e inclui três faixas de rolamento por sentido, uma delas dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas.

Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que transportam aproximadamente 23 mil veículos diariamente, e um fluxo de 78 mil pessoas/dia, ou pela rodovia Cônego Domenico Rangoni. A demora pode variar de 20 minutos a duas horas, enquanto o túnel permitirá que o trajeto seja concluído em menos de dois minutos. A obra depende agora do leilão de agosto na B3.

Cerimônia

O evento contou com a presença de ministros do governo federal, prefeitos da região e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O tom de parceria foi enfatizado por diversos discursos. O prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), destacou que Lula e Tarcísio “demonstraram espírito público, olhando para frente, para o interesse do Brasil”.

A concessão do túnel, agora sob a responsabilidade do governo de São Paulo, foi definida após reunião entre Lula e Tarcísio em 12 de fevereiro, em Brasília, fora das agendas oficiais. No encontro, o governador elogiou a “sensibilidade” do governo federal ao aceitar a proposta estadual para acelerar o leilão.

TCU, BNDES e “cereja do bolo”: bastidores da divisão de custos

A obra, classificada como de “mobilidade urbana”, será fiscalizada pelo estado, após aval do Tribunal de Contas da União. Além do túnel, o governo federal liberou R$ 2,4 bilhões do BNDES para expansão do Metrô de SP e renovou concessão do Porto de São Sebastião até 2057.

Foi anunciado o financiamento de R$ 2,4 bilhões do BNDES para a expansão da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo, que será prolongada em 8,3 km até a estação Penha. Outra medida relevante foi a celebração do acordo extrajudicial de recuperação do fundo de pensão Portus, beneficiando 8,5 mil trabalhadores portuários.

A construção do túnel Santos-Guarujá, a ser iniciada em 2026 com previsão de duração de cinco anos, promete transformar a infraestrutura da Baixada Santista.

(por Cezar Xavier)