Protótipo de trem mais veloz da China estreia em Pequim
Um protótipo do trem de alta velocidade CR450 EMU, modelo de trem-bala de alta velocidade mais recentemente projetado pela China, estreou em Pequim neste domingo (29). Quando estiver operacional, espera-se que atinja uma velocidade de 400 quilômetros por hora, tornando-se o trem de alta velocidade mais rápido do mundo.
“O trem encurtará ainda mais o tempo de viagem e melhorará a conectividade, tornando a viagem mais eficiente”, disse o representante da China State Railway Group Co (China Railway) à reportagem do Global Times.
O protótipo CR450 atingiu uma velocidade de teste de 450 quilômetros por hora, com indicadores-chave de desempenho — velocidade operacional, consumo de energia, ruído interno e distância de frenagem — estabelecendo um novo padrão internacional, declarou a China Railway.
O CR450 será significativamente mais rápido do que os trens de alta velocidade CR400 Fuxing, atualmente em operação, que operam a uma velocidade máxima de 350 quilômetros por hora. Esse novo modelo em testes reduzirá a resistência operacional em 22% e o peso em 10%, em comparação ao trem-bala CR400, disse a empresa.
Segundo a China Railway, “os avanços do projeto CR450 ajudarão a impulsionar a inovação tecnológica e a independência ferroviária da China, fortalecendo ainda mais a liderança global do país em tecnologia ferroviária de alta velocidade”. E acrescentou: “a China construiu a rede ferroviária de alta velocidade mais longa e avançada do mundo e está pronta para aprimorar as viagens de passageiros com serviços ferroviários mais rápidos e eficientes”.
Segundo noticiou a Xinhua, a China Railway organizará uma série de testes de linha para o protótipo e otimizará seus indicadores técnicos para garantir que o CR450 entre em serviço comercial o mais rápido possível.
“Em setembro, a rede ferroviária de alta velocidade da China ultrapassava 46.000 quilômetros, respondendo por mais de 70% do comprimento global da ferrovia de alta velocidade”, finalizou a Agência noticiosa.
Fonte: Papiro