“É a pessoa mais extraordinária que conheci”, diz Lula ao homenagear Mujica
Em viagem ao Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, nesta sexta-feira (5), com o ex-presidente José Pepe Mujica em seu pequeno sítio, nos arredores de Montevidéu, e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Estado brasileiro.
Ambos estavam visivelmente emocionados no encontro. “De todos os presidentes que eu conheci, que eu tive amizade, e que convivi muitos anos, o Pepe Mujica é a pessoa mais extraordinária que conheci”, disse Lula ao lado do ex-presidente uruguaio, com a voz embargada.
Mujica agradeceu dizendo: “Obrigado, querido, você também é o melhor que encontrei nesta nossa sofrida América”.
O presidente brasileiro também registrou o encontro em suas redes, dizendo que “é uma emoção poder condecorar o grande companheiro Pepe Mujica com a maior honraria brasileira, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, por sua incansável luta pelo melhor da América Latina e do mundo. Um exemplo para todos nós”.
Mujica é uma das maiores lideranças da esquerda latino-americana e mundial. Como membro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, na juventude lutou contra a ditadura uruguaia, que se estendeu de 1973 a 1985. Por sua atuação, ele e outros companheiros ficaram presos por mais de uma década, histórica ricamente contada no filme “Uma Noite de 12 anos”.
Mais tarde, foi deputado e ministro até que, anos depois, se tornou um dos presidentes mais queridos do país, cargo que exerceu entre 2010 e 2015 pela Frente Ampla, que volta ao poder em março após a vitória de seu pupilo, Yamandu Orsi.
Após sair da presidência, se elegeu senador, cadeira que ocupou entre 2015 e 2018. Hoje, aos 89 anos, Mujica luta contra um câncer no esôfago e continua vivendo em seu sítio, com a esposa, a ex-senadora Lucia Topolansky.
Agenda no Uruguai
Ainda em Montevidéu, Lula participa, nesta quinta e sexta-feira, da 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. O evento também marca o encerramento da presidência pro tempore do Uruguai e sua transferência para a Argentina. A Bolívia participa pela primeira vez como membro pleno do bloco, após oficializar a sua adesão em agosto deste ano.
Espera-se que no encontro seja fechado o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que vem sendo costurado há anos e enfrenta resistências, com a da França.
Na última semana, o presidente Lula se encontrou com o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, e ambos conversaram sobre as perspectivas para a Cúpula do Mercosul, além do acordo com a União Europeia. Segundo o Palácio do Planalto, o futuro presidente uruguaio também se mostrou otimista na possibilidade de estreitar os laços com outras regiões.
Após desembarcar em Montevidéu nesta quinta-feira (5), a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, publicou mensagem em suas redes sociais, dando importante sinalização sobre o acordo. “Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas”.