Foto: Reprodução

Uma cratera se abriu no canteiro de obras da futura estação Bela Vista, da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, área central da cidade, na tarde desta quinta-feira (12). Um vídeo mostra o momento em que a estrutura de um teatro abandonado localizado ao lado da obra desaba e cai dentro do buraco.

O Corpo de Bombeiros disse que o acidente foi provocado provavelmente por vazamento de água e que Sabesp e Defesa Civil foram acionadas para a ocorrência. A Concessionária Linha Uni, responsável pela obra, informou que, durante a passagem da uma tuneladora no local, houve um solapamento parcial do solo.

A empresa informou que não há feridos, que não há risco para a população e que, por medida de segurança, a área ao redor do poço foi isolada. “A equipe técnica está no local. A Linha Uni reforça que mantém comunicação contínua com a comunidade e está atuando para minimizar qualquer impacto a moradores e comerciantes da região”, disse a empresa em nota.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 12h25. A corporação foi acionada para atendimento da ocorrência e, até a última atualização desta reportagem, não houve registro de vítimas. Vizinhos à obra na Rua Rui Barbosa disseram que estão sem água desde o acidente.

Em fevereiro de 2022, uma cratera se abriu na Marginal Tietê após um trecho do asfalto ceder em proximidade com uma obra do metrô.

O trecho do asfalto que cedeu estava junto a um poço de ventilação localizado entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó, da Linha 6-Laranja. A escavação na região começou a ser feita em 2021 pelo equipamento conhecido como “tatuzão”.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu com o ocorrido. Todos os trabalhadores conseguiram sair da obra. Apenas dois, que tiveram contato com a água contaminada (não limpa), foram atendidos pela própria empresa responsável pela obra por precaução.

Em maio deste ano, outra obra da linha Laranja abriu uma cratera em um condomínio que fica ao lado da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, na Zona Norte de São Paulo.

O acidente provocou tremor e assustou moradores.

Fonte: Página 8