Foto: Helena Pontes/Agência IBGE

O volume de serviços cresceu 1% em setembro em relação a agosto. A alta veio depois de uma queda de 0,3% registrada em agosto. Os serviços também avançaram 4% na comparação com setembro do ano passado. No acumulado do ano registrou 2,9% e no acumulado de 12 meses registra variação positiva de 2,3%.

Das cinco atividades investigadas pela pesquisa, quatro registraram alta em setembro. Os serviços profissionais, administrativos e complementares trouxeram o melhor índice com alta de 1,4%. Os serviços de informação e comunicação vieram em seguida com 1,0% crescimento. Transportes, armazenagem e correio vieram com 0,7% e serviços prestados às famílias ficaram com 0,4% de acréscimo. Outros Serviços foi o seguimento que variou 0,3% negativo.

Com o crescimento de 1% o setor de serviços renova o ponto mais alto de sua série, superando em 0,6% o antigo patamar mais elevado em julho de 2024.

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro teve destaque das empresas de engenharia, e eventos de festivais musicais – como o Rock in Rio, que movimentou a cidade do Rio de Janeiro.

“O evento Rock in Rio está entre os principais estímulos para a alta de 1% de serviços em setembro. Teve um peso relevante no índice global desse mês”, disse Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa no IBGE. “Shows e eventos musicais sempre têm efeito de transbordamento para outros setores, como transporte aéreo, hospedagem e até para bares e restaurantes”, completou.

“Em setembro, tivemos vários setores que impulsionaram o volume de serviços, como empresas de engenharia; de produção de festivais musicais; de transporte dutoviário; e edição de livros integrados à impressão. Por outro lado, temos visto incrementos de receita mais constantes em tecnologia da informação; agenciamentos de espaços de publicidade em mídias digitais; intermediação de negócios por aplicativos ou plataformas e-commerce e administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade”, destacou Rodrigo Lobo.

Fonte: Página 8