Marroni ao votar neste domingo. Foto: reprodução/redes sociais

Fernando Marroni, candidato da Nova Frente Popular (PT, PCdoB, PV,  PSol e Rede), foi eleito prefeito de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul neste domingo (27). Com 50,89% do votos válidos, ele derrotou o bolsonarista Marciano Perondi (PL), que teve 49,11%. Com Marroni, que terá ao seu lado a vice Dani Brizolara (PSol), o PT voltará a governar Pelotas depois de 20 anos. 

A candidatura teve o apoio direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ajudou nessa importante vitória para a esquerda gaúcha, já que a cidade é uma das principais do estado. 

Nas últimas décadas, Pelotas foi palco do fortalecimento do PSDB no estado, que culminou com a eleição e reeleição do ex-prefeito pelotense, Eduardo Leite, ao governo do estado em 2018 e 2022. 

Leite e a atual prefeita, Paula Mascarenhas, também do PSDB, declararam apoio ao petista no segundo turno, após a derrota do tucano Fernando Estima, que terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 20% dos votos. Marroni teve, então, 39,6% e Perondi, 31,67%. 

Nascido em 1956 em Pelotas, Fernando Marroni tem 68 anos, é funcionário público aposentado e já foi prefeito de cidade entre 2001 e 2004. Em 2018, foi eleito deputado estadual e, atualmente, é diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), cargo para o qual foi nomeado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.