João Campos abre contagem regressiva para vitória arrasadora no Recife
Ao que tudo indica, só um milagre de proporções bíblicas há de impedir a reeleição, no próximo domingo (6), do prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB). Nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (3), mostra Campos numa espécie de contagem regressiva para uma vitória arrasadora.
Apoiado pelo presidente Lula, ele tem 74% das intenções de voto e, se a eleição fosse hoje, venceria no primeiro turno por ampla margem de votos. Seus adversários, somados, não passam de 21%: Gilson Machado (PL) tem 10%; Daniel Coelho (PSD), 5%; Dani Portela (PSOL), 4%; Tecio Teles (Novo), 1%; e Ludmila (UP), 1%. A vantagem de Campos é tão consolidada que, mesmo na pesquisa espontânea, suas intenções de voto alcançam 62%
Nos chamados votos válidos – quando se desconsideram brancos, nulos e indecisos –, Campos vai a impressionantes 78%. Mesmo que perca eleitores até a votação, o candidato do PSB deve bater um recorde que já dura oito anos. Em 2016, o então prefeito recifense Geraldo Júlio, também do PSB, conquistou a reeleição com 61,30% dos votos válidos.
O principal trunfo de João Campos é sua elevada popularidade como prefeito – cargo que assumiu em 2021. De acordo com o Datafolha, 76% consideram seu governo “bom” ou “ótimo”, enquanto 21% julgam a gestão como “regular”. Apenas 3% apontam o trabalho do prefeito como “ruim” ou “péssimo”.
Contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa Datafolha ouviu 910 eleitores, de 1º a 3 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais.