Museu de Arte do Rio Grande do Sul durante inundação em Porto Alegre. Foto: Camila Diesel/Sedac

O Ministério da Cultura anunciou a prorrogação, para o dia 16 de setembro, do prazo para inscrições na Bolsa de Retomada Cultural Rio Grande do Sul, uma ação formativa feita em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) com o objetivo de beneficiar os agentes culturais dos 95 municípios afetados pela calamidade no estado. 

De acordo com a ministra Margareth Menezes, “a extensão do prazo é uma maneira de alcançar o maior número possível de agentes culturais que tiveram suas atividades prejudicadas nos municípios gaúchos”.

Segundo a pasta, são duas bolsas de R$ 2.250 para os agentes que se inscreverem e concluírem os cursos oferecidos pelo IFRS. São sete cursos na modalidade Ensino à Distância (EAD), com duração de 70 horas.

Os cursos oferecidos pelo IFRS são: Planejamento e Gestão de Eventos Culturais; Administração e Gestão Financeira para Eventos; Organização e Decoração de Eventos; Marketing e Comunicação Digital na Cultura; Artes Visuais e Interculturalidade; Cerimonial e Etiqueta para Eventos; Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal para Profissionais da Cultura. As inscrições podem ser feitas no site do MinC. 

As bolsas compõem o Programa Retomada Cultural RS, lançado em julho pelo ministério. Além das ações formativas, constam do programa apoio financeiro, incentivo à diversidade cultural e promoção de ações artísticas continuadas. Ao todo, a pasta destinou R$ 60 milhões em investimentos, que contribuirão para a recuperação e o fortalecimento das comunidades culturais gaúchas afetadas.

Com agências

Edição: Priscila Lobregatte