Lula sanciona leis que reconhecem festejos nortistas
Nesta quarta-feira (4), o presidente Lula sancionou o Projeto de Lei (PL) que reconhece o Festival Folclórico de Parintins, Bois Garantido e Caprichoso, assim como o que aprova o Arraial da Pavulagem.
Estes reconhecimentos ressaltam a importâncias das manifestações culturais do Amazonas e do Pará.
De acordo com o governo, o presidente já enxerga que as manifestações tem potencial para se tornarem patrimônio cultural pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
“É sempre extremamente importante a gente fazer atos como esse, aprovar leis como essa, que valorizam, definitivamente, a chamada cultura brasileira. Hoje é um patrimônio cultural brasileiro, mas a gente pode fazer com que seja reconhecido pela Unesco, a gente pode fazer com que ganhe uma dimensão internacional”, disse Lula.
Festival Folclórico de Parintins
Por meio do PL 2.610/2023 o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, teve efetivado o seu reconhecimento como manifestação da cultura nacional. O evento é realizado sempre no último fim de semana de junho.
O festival realiza a competição entre dois bois-bumbás: Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul). A apresentação celebra a cultura amazônica e sua herança.
O Complexo Cultural do Boi-Bumbá do Médio Amazonas e Parintins, o ‘Bumbódromo’, é Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2018.
Arraial do Pavulagem
No caso do Arraial do Pavulagem, o PL 4284/2019 reconhece o cortejo popular do Pará também como manifestação da cultura nacional.
O cortejo percorre o centro comercial de Belém em junho e julho, evidenciando a cultura amazônica com ritmos musicais como o carimbó, siriá, lundu, xote e marajoara. A manifestação também conta com apresentações dos bois-bumbás, que no Pavulagem são bois de folia e têm características próprias.
O Arraial do Pavulagem já era considerado como Patrimônio Cultural de Belém e Patrimônio Cultural de natureza imaterial do estado do Pará.
*Informações Planalto