“Juros estratosféricos sabotam o crescimento e pressionam a dívida pública”, diz Orlando
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que “os juros estratosféricos sabotam o crescimento econômico e pressionam a dívida pública” e o aumento da Selic, imposto pelo Banco Central, “é um tiro no pé do Brasil”.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu aumentar para 10,75% a taxa básica de juros, argumentando ter preocupação com as contas públicas.
O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, “não tem nada pior para a questão fiscal do que esse aumento da Selic. Essa, sim, é uma preocupação”.
Para Orlando Silva, Alckmin “tem toda a razão”. “Os juros estratosféricos sabotam o crescimento econômico e pressionam a dívida pública. Subir a Selic é um tiro no pé do Brasil!”.
“Se o Banco Central deixasse a militância ideológica neoliberal e se concentrasse nos números, objetivos como eles são, talvez parasse de sabotar a economia brasileira com as taxas de juros escorchantes. A inflação está sob controle, deixem o Brasil crescer!”, continuou o parlamentar.
No mês de setembro, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), foi de 0,13%. O número é ainda menor do que a inflação de agosto, que foi de 0,19%. O acumulado no ano é de 3,15%.
Fonte: Página 8