Boulos tem patamar recorde em pesquisa e vai crescer com fator Lula
Ao marcar 26% de intenções de voto na corrida à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem muito a comemorar com a nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (19). A 17 dias para o primeiro turno das eleições 2024, Boulos alcançou um patamar recorde entre candidatos de esquerda que concorrem ao governo municipal.
Na comparação com pesquisas feitas em outras campanhas na capital paulista, nenhum concorrente do campo progressista estava tão bem a esta altura da disputa desde 2008. Nem mesmo o agora ministro Fernando Haddad (PT), eleito prefeito em 2012, tinha desempenho melhor. No levantamento Datafolha de 20 de setembro daquele ano, Haddad aparecia com 15%.
O próprio Boulos não foi além de 17% nas pesquisas quando concorreu a prefeito em 2020 e foi ao segundo turno. Em termos de votos válidos (descontados brancos e nulos), ele terminou o primeiro turno com 20,24%. Hoje, quatro anos depois, Boulos já tem 29% dos votos válidos.
O Datafolha traz outras notícias animadoras. Em empate técnico na primeira colocação com o prefeito, Ricardo Nunes (MDB), Boulos lidera na pesquisa espontânea. Apoiado pelo presidente Lula, ele registra 23%, enquanto Nunes totaliza 19% (16% citam seu nome, 2% dizem preferir o “atual prefeito” e 1% menciona “Ricardo”).
Além disso, entre os três primeiros colocados, quem tem menos risco de perder intenção de voto é Boulos: 81% de seus eleitores dizem estar “totalmente decididos”. A fidelidade é consideravelmente menor entre os eleitores de Marçal (71%) e Nunes (65%).
De resto, Boulos tem um evidente potencial de crescimento. Dos eleitores que votaram em Lula nas eleições presidenciais de 2022, apenas 48% declaram voto agora no candidato do PSOL. Há 18% que preferem Nunes, além de 11% que estão com Tabata Amaral (PSB), 7% que apoiam José Luiz Datena (PSDB) e (pasmem) 7% que aderem a Pablo Marçal (PRTB).
Para se valer do fator Lula e crescer ainda mais, Boulos precisa converter esses votos. A propaganda em rádio e TV, os debates, as sabatinas e a agenda de rua hão de ajudá-lo nesta reta final da eleição. Nunes tem inúmeros telhados de vidro e a onda Pablo Marçal murchou. Há margem concreta para o crescimento da candidatura de Boulos.
A pesquisa Datafolha foi contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Entre terça-feira (17) e quinta, o instituto ouviu 1.204 eleitores, em todas as regiões da capital paulista.