Foto: Ângelo Miguel/MEC

Lançado em março pelo presidente Lula, o programa Pé-de-Meia demonstra ser um sucesso absoluto e alcançará no mês de agosto 4 milhões de estudantes do ensino médio beneficiados. De acordo com o governo federal, mais de 1 milhão de novos inscritos passarão a receber os valores, o que elevará a base de contemplados que era de 2,7 milhões.

Para se inscrever no Pé-de-Meia é preciso que alunos do ensino médio público tenham a família registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo. Em nota, o governo ressalta que os recursos para o programa estão garantidos no orçamento.

Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia oferece incentivo financeiro-educacional para combater a evasão escolar no ensino médio. Com base nos dados do Censo da Educação Básica, em 2022, a taxa de evasão dos estudantes brasileiros foi de 5,9. Quando se considera somente alunos das redes públicas a taxa chega a 6,4.

O incentivo mensal é de R$ 200 que pode ser sacado pela família. Ao final do ano, caso o aluno cumpra os requisitos como o de frequência superior a 80% no mês, o aluno é comtemplado com mil reais como forma de poupança, que só será sacado após a formatura do ensino médio.

Dessa maneira, o valor total recebido pelos inscritos pode chegar a R$ 9.200 para os que fizerem o ciclo completo desde o primeiro ano.