Foto: reprodução/Canva

omo forma de auxiliar no combate à violência política de gênero e de raça no Brasil, o Instituto E Se Fosse Você? lançou, nesta semana, o plantão de apoio Onde Ela Quiser!. O serviço é destinado às mulheres que ocupam cargos políticos, eleitas em todas esferas, assim como às candidatas nas eleições de 2024, servidoras públicas, assessorias de mulheres candidatas e de eleitas e mulheres com restrição no exercício dos direitos políticos.

Para ter acesso, a vítima deve chamar o WhatsApp (51) 9697-1224 e será direcionada ao atendimento jurídico e/ou psicológico, de acordo com a descrição do caso.

Conforme explica o próprio instituto, o plantão de apoio é um canal “sigiloso e confiável, que possibilitará à mulher buscar formas mais coletivas de enfrentamento, ter acolhimento psicológico, orientação jurídica, conhecer como tornar pública a denúncia do caso pelas redes sociais, receber orientação e encontrar recursos para lidar com a situação”.

De acordo com Manuela D’Ávila, “queremos mais mulheres na política, mas em condições de atuar com dignidade e livres de todas as formas de violência. Por isso, promovemos ações de suporte e proteção às candidaturas”.

No site www.ondeelaquiser.org  também estão abertas as inscrições para advogadas, terapeutas, psicólogas e profissionais da comunicação serem voluntárias neste projeto.

Debate pelas mulheres

Ainda como parte do projeto, será realizado, no final de novembro, um encontro em Brasilia, no qual serão discutidas punições mais rigorosas para agressores, formas de suporte às eleitas e mecanismos de prevenção e conscientização.

A ação acontecerá em parceria com as comissões de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e com o Observatório da Mulher na Política.

(PL)