Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu a pedido da PF (Polícia Federal) e autorizou nova investigação contra a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), por ligação com tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Segundo a PF, Zambelli teria intermediado a viagem de uma influenciadora à Espanha para tratar com o golpista general Hugo Carvajal sobre suposto financiamento venezuelano a movimentos políticos de esquerda, incluindo o PT e o então candidato à Presidência da República Lula.

A influenciadora teria repassado dossiê ao ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que iniciou inquérito sobre o tema.

Bolsonaro mencionou a suposta delação de Carvajal em reunião ministerial, em julho de 2022, que fundamentou operação da PF contra suspeitos de tentativa de golpe de Estado.

Segundo a investigação, Zambelli intermediou a viagem 1 mês antes dessa declaração.

De acordo com decisão divulgada pelo g1, a PF sugere que a rápida formalização da investigação, próximo ao 1º turno das eleições de 2022, visava conferir credibilidade a narrativas falsas contra o principal opositor de Bolsonaro.

Para a instituição, há indícios de desvio de finalidade da investigação e uso da estrutura do Estado para fins ilícitos.

Fonte: Página 8