Foto: Moacir Evangelista/Conif

Reitores dos Institutos Federais de Educação fizeram uma manifestação na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (10), por mais verba para as instituições. Esta foi a 3ª Marcha dos Reitores por Mais Orçamento, organizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Em dificuldades financeiras graves, assim como as universidades federais, os reitores dos Institutos Federais (IFs), dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II avaliam que a rede de ensino necessita de pelo menos R$ 4,7 bilhões para o funcionamento no próximo ano.

A manutenção financeira das instituições e a alimentação escolar foram os principais temas debatidos com os parlamentares.

Segundo levantamento feito pelo Conif, para se ter uma ideia do grau de necessidade financeira, em 2015, as instituições dispunham de um orçamento de R$ 3,6 bilhões. Neste ano, mesmo com a quantidade de matrículas em cursos presenciais tendo aumentado de 512 mil para 857 mil, e o número de unidades acadêmicas nas instituições também tendo crescido – em 2015, eram 528; atualmente, são 633 -, o montante destinado ao custeio de manutenção, limpeza, energia e pagamento de terceirizados foi de R$ 2,5 bilhões.

“Estamos cientes do nosso papel social. Aqui no parlamento a ideia é sensibilizar os parlamentares com esse compromisso que eles também têm com a educação”, disse o presidente do Conife, Elias Monteiro. De acordo com Monteiro, todos os 38 reitores estiveram presentes ao ato.

“Nossa intenção é conscientizar o Parlamento sobre a importância de a Rede Federal ter um orçamento mais justo e robusto, que realmente atenda às necessidades das instituições”, acrescentou.

A questão do aumento do orçamento destinado à assistência estudantil, especialmente o valor destinado à alimentação dos estudantes, foi outra pauta levantada pelos reitores.

De acordo com a entidade, a Rede Federal hoje necessita de R$ 1,1 bilhão para atender à demanda de alimentação dos estudantes matriculados. O orçamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar destinado à Rede Federal em 2024 foi de R$ 55 milhões e deve beneficiar quase 357 mil estudantes em todo o país.

“Nossas instituições são casas de educação e têm o respeito das nossas comunidades acadêmicas, sendo reconhecidas por levar uma educação de qualidade aos rincões brasileiros”, completou Monteiro, que também é reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Segundo ele, a Rede Federal tem sofrido desinvestimentos nos últimos dez anos. No último ano, as instituições perderam orçamento no Congresso enquanto o texto enviado pelo Executivo tramitava na Casa.

Fonte: Página 8