Foto: Sindmotoristas

Após conquistarem em acordo na noite nesta terça-feira (2) a redução da jornada, além do aumento na proposta de reajuste salarial, os motoristas de ônibus de São Paulo suspenderam a greve marcada para esta quarta-feira (3).

A greve havia sido mantida após a audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre a diretoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) e o sindicato patronal terminar sem avanços para os trabalhadores, mas, a noite, um acordo costurado com a mediação do presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite, mudou a situação.

Uma das questões da pauta conquistadas pela categoria é o retorno dos 30 minutos de descanso remunerados na jornada de trabalho.

Segundo o sindicato, também ficou decidido o reajuste do Vale Refeição de R$ 33,37 para R$ 35,50 e reajuste salarial de 3,60% mais a diferença da composição pelo Salariômetro, cujo índice será fechado em setembro. Os benefícios serão pagos de forma retroativa à data-base da categoria em 1º de maio.

Ao final da reunião, o presidente do SindMotopristas, Edivaldo Santiago, destacou a importância do acordo. “Foi muito importante o resultado, pois o retorno dos 30 minutos remunerados é bastante esperado pela categoria, assim como as demais conquistas. As conversas não param, pois temos outros itens a reivindicar. Prometemos para a categoria que lutaríamos pelo resgate de suas conquistas, e estamos fazendo”, disse.

Ele esclareceu que, no entanto, antes da implantação definitiva do benefício haverá um período de transição das empresas, aprovação da redação da cláusula e homologação do mesmo junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

Na próxima quarta-feira (10), haverá uma reunião entre o presidente da Câmara, Milton Leite, representantes do Sindicato e membros do setor patronal para formalizar as propostas acertadas na reunião.

Fonte: Página 8