Extratos bancários passam a ter descrições padronizadas das operações
Os extratos bancários passam a ser padronizados a partir desta segunda-feira (8), com mudanças nas descrições das operações realizadas, como forma de facilitar o entendimento por parte dos clientes em diferentes instituições financeiras.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), inicialmente a mudança vai abranger as denominações relativas às operações de saque e depósito. Posteriormente, as demais operações financeiras serão incluídas no processo de padronização.
De acordo com Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da entidade, “atualmente, os bancos usam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”. Essas diferenças acabam, muitas vezes, confundindo os correntistas.
Com a mudança, operações como “depósito de cheque no ATM” — situações em que o cliente deposita cheque nos caixas eletrônicos (ATM) da agência da conta creditada — passam a ser descritas no extrato sob a sigla “DEP CHEQUE ATM”.
Nas operações de saque, como “saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta”, a descrição será “SAQUE DIN CARTAO AG”.
Um terceiro exemplo: no caso de saque em dinheiro via Pix-Saque, passa a ter a nome apenas de “Pix-Saque”. Nesta situação, cada instituição pode complementar de acordo com o definido internamente — CRED PIX SAQUE, PIX SAQUE RECEBIDO e etc.
Com agências
(PL)