Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A produção de veículos – passageiros, caminhões, ônibus, etc – caiu 24,9% em maio na comparação com abril, segundo balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesta sexta-feira (7).

Em relação a maio do ano passado, o recuo foi de 26,8%. A produção de carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus caiu de 227,9 mil para 166,7 mil unidades.

A produção de automóveis de passageiros caiu 22,8%; comerciais leves recuou 41,3%; caminhões menos 4,2% e ônibus menos 2,7%, na comparação mensal.

No acumulado do ano (janeiro a maio), a produção está 1,7% em baixa, frente aos cinco primeiros meses de 2023.

Já as vendas do setor (194,3 mil veículos) caíram 12% na comparação com abril e subiram 10% em relação a maio do ano passado. No ano, as vendas estão 14,9% em alta.

A entidade justifica a queda na produção devido às greves de trabalhadores e pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.  A  General Motors (GM) paralisou por 12 dias sua fábrica na cidade de Gravataí (situada na região metropolitana do RS), e a Volkswagen suspendeu a sua produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e Taubaté, interior paulista, por duas semanas, diante da interrupção no fornecimento de peças produzidas no estado gaúcho.

No entanto, nos últimos anos, as linhas de resultados de produção e de vendas do setor assemelham-se a uma montanha russa, com mais queda do que altas atingidas.

Por um lado, uma consequência do ambiente de crédito no país, que ainda segue enfraquecido pelos juros altos do Banco Central (BC). Por outro, também refletem a própria ganância das montadoras estrangeiras, que insistem em manter os preços internos dos veículos elevados, bem acima do que praticam em outros países.

Fonte: Página 8