Cristian Nieto e sua esposa Nicole Burgos são as mais novas vítimas da violência sob o governo Noboa | Foto: Reprodução

Crime ocorreu dentro de um circo em Manta nas comemorações do Dia da Criança, onde outra pessoa foi morta e outras duas pessoas ficaram feridas.

O suplente da Assembleia Nacional (Congresso), Christian Nieto, e sua esposa Nicole Burgos foram executados domingo (1) dentro de um circo em Manta, durante as comemorações do Dia da Criança, sendo as mais recentes vítimas da política de insegurança do presidente Daniel Noboa. Diante do “terrível assassinato”, a Assembleia Nacional manifestou seu “profundo sentimento de pesar e solidariedade para com os seus familiares e amigos”.

O comandante da Polícia local, Fabary Montalvo, apontou não haver dúvida de que o crime foi “direcionado” ao parlamentar do movimento Revolução Cidadã – do ex-presidente Rafael Correa (2007-2017), atualmente exilado.

Impotente diante do aumento das mortes violentas, Noboa declarou “estado de emergência” durante 60 dias em sete das 24 províncias do país, ao mesmo tempo que aplica uma política de arrocho salarial e desemprego que degrada a situação econômica e social do país.

De acordo com a oposição, o completo descaso frente ao crime organizado e o nítido agravamento das condições de vida fez com que os assassinatos disparassem 69,3% ao longo do ano passado em relação a 2022. Já no Distrito de Manta, até maio de 2024, segundo a Polícia Nacional, as mortes violentas aumentaram 52% em comparação a igual período de 2023.

Para a líder do movimento Revolução Cidadã, Luisa González, “a indignação e a dor superam”. Protestando contra a desfaçatez governamental, Luisa disse que “é preciso ser muito miserável para dizer que o Equador agora é um país de paz e que você pode sair nas ruas tranquilo”.

Minutos antes de sua morte, o renomado influenciador das redes sociais Cristhian Nieto, que atuava sob o pseudônimo Cristhian Rescata por realizar trabalhos sociais com crianças órfãs, animais abandonados e usuários de drogas, concedeu uma entrevista em que expressava sua felicidade por acompanhar o espetáculo organizado em homenagem ao Dia da Criança, comemorado no Equador em primeiro de junho.

Além do casal, o atentado em Manta deixou ao menos outros três feridos, entre eles uma vítima fatal. O tiroteio ocorreu enquanto dezenas de pessoas, incluindo muitas crianças, faziam fila e começavam a tomar assento.

Em março do ano passado, a prefeita de San Vicente, Brigitte García, foi morta a tiros, apesar de Noboa ter declarado estado de emergência para supostamente frear a escalada de violência. De apenas 27 anos, Brigitte era a prefeita mais jovem do país e também integrava o Revolução Cidadã.

Fonte: Papiro