Com 26,8 toneladas de material explosivo, navio Marianne Danica foi impedido de atracar em Cartagena | Foto: Reprodução

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, anunciou nesta quinta-feira (16) que a política do governo do país é vigiar e manter fechados os seus portos a qualquer navio que transporte armas a Israel, como contribuição ao fim da agressão a Gaza.

De acordo com Albares, foi recusada a escala ao navio mercante Marianne Danica, de bandeira dinamarquesa, para que atracasse no porto de Cartagena, pois foi detectado que se dirigia a Haifa com uma carga de 26,8 toneladas de material explosivo. O armamento tinha sido enviado pela empresa indiana Siddharta Logistics Co, tendo como destinatária a empresa Israel Cargo Logistics (ICL).

“Esta é a primeira vez que fazemos isso, porque é a primeira vez que detectamos um navio transportando uma carga de armas para Israel e querendo fazer escala em um porto espanhol. A política é não conceder novas licenças para a exportação de material bélico destinado a Israel, e a decisão que tomamos de rejeitar essa escala é coerente e segue a mesma linha”, esclareceu o ministro.

A Espanha não vai “participar de forma alguma na manutenção e promoção dessa guerra”, enfatizou Albares, frisando que seu país está comprometido em promover “todos os esforços para garantir que a paz retorne definitivamente com o cessar-fogo imediato e permanente, em benefício de toda a população civil de Gaza”.

Em novembro, a Espanha havia convocado a embaixadora israelense, Rodica Radian-Gordon, após o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alegar que as declarações do presidente espanhol, Pedro Sánchez seriam uma forma de “apoio ao terrorismo”.

Fonte: Papiro