Lula entrega 914 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Maceió
O presidente Lula esteve, nesta sexta-feira (10), na entrega de 914 unidades habitacionais do Conjunto Residencial Parque da Lagoa, do Minha Casa, Minha Vida, na comunidade Vergel – Orla Lagunar, em Maceió (AL).
“Esses apartamentos que nós entregamos são apenas o começo. É preciso mais coisa. É preciso escola de qualidade. É preciso creche. É preciso que a gente tenha parque, campinho de futebol pra essas crianças”, disse Lula em cobrança às autoridades presentes.
Com o empreendimento, mais de 3.565 pessoas serão beneficiadas. Segundo o governo, as famílias contempladas fazem parte da Faixa 1 do programa, com renda mensal de até R$ 2.640.
Além disso, do total de unidades entregues, 488 são para famílias que receberem Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), portanto recebem os imóveis já quitados pela Caixa, pois são isentas do pagamento de prestação e devem somente cumprir as obrigações contratuais.
O Conjunto Residencial Parque da Lagoa compreende 1.776 apartamentos de 46,73 m² em 89 edifícios de quatro ou cinco pavimentos. Já haviam sido entregues 160 domicílios e outras 702 unidades ainda deverão ser ocupadas em agosto, de acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, que antecipou a entrega inicialmente programada para outubro. O investimento total pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) é de 201,2 milhões.
As moradias recebidas hoje pela população de Maceió fazem parte da retomada do Minha Casa, Minha Vida que visa construir mais 2 milhões de novas moradias. Desde 2023, mais 27,9 mil domicílios foram entregues. Conforme aponta o governo, no ano anterior ainda foram financiadas mais 460 mil moradias e neste ano, até março, mais 136,2 mil.
Estiveram no ato de entrega dos imóveis o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; os ministros Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social); o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas; o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; e a primeira-dama, Janja.
No ato o presidente aproveitou o momento para agradecer toda a ajuda da população destinada aos gaúchos: “Nós vamos cuidar daquele estado, porque o Brasil deve e muito ao Rio Grande do Sul”, disse Lula, que na quinta-feira anunciou mais de R$50 bilhões em medidas financeiras destinadas às pessoas, empresas e municípios do estado.