Lula diz que governo deve fazer acordo com servidores da educação em greve
Em entrevista ao programa “Bom dia, presidente” da EBC, nesta terça-feira (7), Lula afirmou que o governo está preparando nova proposta de reajuste para apresentar aos docentes das universidades federais e defendeu o direito da categoria à greve.
Lula afirmou que todos no governo estão querendo negociar e citou nominalmente os ministros Camilo Santana (Educação) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), além do secretário José Lopez Feijó.
“Está todo mundo querendo negociar, mas negociação é assim. Eu pedia 10, e me ofereciam dois. Mas entre o 10 e o dois tem o três, quatro, cinco, seis… É sempre possível encontrar um número que você possa, se não satisfazer 100% as pessoas, atender”, afirmou Lula.
“Nós vamos fazer um acordo. A mim, não encanta ver parte da educação de greve. Eu tenho que inaugurar muitas escolas técnicas, visitar universidades, e eu quero que os professores e os funcionários estejam tranquilos”, ressaltou o presidente.
Os servidores estão em greve há cerca de um mês, desde o dia 15 de abril, quando o governo negou reajuste salarial para este ano. No começo da próxima semana, na segunda-feira (13), “estão previstos atos públicos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e nas reitorias das Ifes, nos estados, durante a realização de reuniões com o Ministério da Educação (MEC), quando serão cobrados avanços concretos nas negociações”, informa o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
Fonte: Página 8