Foto: Governo do Rio Grande do Sul

Começou, na segunda-feira (20), a primeira etapa do cadastro online para as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul terem acesso ao Auxílio Reconstrução de R$ 5.100. A medida organizada pelo governo federal será paga em parcela única por família. Neste primeiro momento as prefeituras devem fazer os cadastros e, a partir de 27 de maio o responsável pela família deve confirmá-lo. A expectativa do governo Lula é de que os primeiros pagamentos ocorram ainda no final do mês.

O ministro Extraordinário para Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, colocou seu gabinete à disposição das prefeituras para auxiliar neste processo.

De acordo com o governo, são 369 os municípios gaúchos atingidos em que as pessoas podem recorrer ao auxílio. Todos eles tiveram reconhecido estado de emergência ou calamidade pública pela Defesa Civil.

Nesta primeira fase as prefeituras, por meio de funcionários habilitados com o transfere.Gov,  devem enviar ao governo federal informações sobre as localidades atingidas e sobre as famílias desalojadas ou desabrigadas.

Na segunda fase o responsável pela família, indicado pela prefeitura, deve entrar no site com a senha gov.br e confirmar o cadastro. Em seguida, os CPFs e endereços serão conferidos na base de dados nacional. Depois dessa fase o dinheiro será liberado.

Por fim, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal. Para os que já tem conta no banco o dinheiro irá cair nela, para os demais não será necessário abrir uma conta. A Caixa irá fazer o depósito em uma Poupança Social Digital para que as famílias recebam os R$ 5.100, que poderão ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem.

Confira aqui a lista de municípios habilitados. Para mais informações, acesse:  www.gov.br/auxilioreconstrucao