Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

A presidenta da Comissão dos Direitos Humanos na Câmara, deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), protocolou nesta quinta-feira (2) um ofício ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público, para que a realização do Concurso Nacional Unificado, prevista para o próximo domingo (5), seja adiada no Rio Grande do Sul, devido à catástrofe climática que atinge o estado. 

Ao todo, são 13 mortes confirmadas pela Defesa Civil e mais 11 pelas autoridades locais, 21 pessoas desaparecidas e mais de 8 mil fora de suas casas. O governo do Estado decretou estado de calamidade pública.

“Diante desse cenário desolador, é necessário que a realização do concurso seja avaliada com urgência. Essa situação extraordinária compromete a segurança e a capacidade de deslocamento de milhares de cidadãos e cidadãs gaúchos, incluindo muitos inscritos para participar do exame”, explica Daiana. 

A avaliação está prevista para ocorrer em 228 municípios no país. No estado, são cerca de 80 mil inscritos, com provas aplicadas em dez municípios: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. 

“A manutenção da data prevista para a realização da prova não só prejudicaria esses candidatos devido à dificuldade ou impossibilidade de acesso aos locais de prova, como também poderia colocar suas vidas em risco”, finaliza a Deputada.

(PL)